O ano que passou foi de grande sucesso para a Microsoft com o lançamento das suas consolas de nova geração e a notícia da aquisição milionária da Bethesda, um dos maiores estúdios de videojogos do planeta. Segundo os executivos da companhia essa estratégia de aquisições é para manter, por isso podemos esperar grandes novidades para breve.
A notícia da compra da Bethesda por parte da Microsoft surpreendeu a indústria, já que a companhia tinha por hábito adquirir estúdios mais pequenos ou até produtoras independentes para reforçar as ofertas do catálogo Xbox.
Microsoft tem muito dinheiro para gastar
Uma aquisição como a Bethesda implica um investimento consideravelmente diferente, que chegou mesmo aos 7.5 mil milhões de dólares. O negócio revela também que a Microsoft tem dinheiro para gastar e vai continuar a abrir a carteira para poder concorrer com os exclusivos oferecidos pela concorrência.
Neste momento é difícil dizer quais os estúdios que estão na mira destes tubarões, mas parece certo que 2021 será ano de enormes surpresas e muito investimento nos videojogos.
Correm rumores de uma possível investida da Microsoft na Rockstar Games, mas a verdade é que seria difícil a Take-Two Interactive abrir mão do seu principal estúdio. Só a franquia Grand Theft Auto por certo valeria bem mais do que os números envolvidos na aquisição da Bethesda.
Todavia, se há empresa com capital suficiente para provocar semelhante terramoto seria a Microsoft, e olhando para os possíveis lucros futuros até que não seria mal pensado.
Segundo rumores com origem em pessoas com acesso a informações privilegiadas dentro da indústria de videojogos, várias empresas de grande capital estão a estudar a compra de estúdios de desenvolvimento.
2021 será ano importante para a indústria
Para além da Microsoft fala-se de investimentos por parte da Amazon, Google e, claro, a Sony. As duas primeiras estão a dar passos certos através de serviços de streaming de videojogos, com a Sony a certamente desejar cimentar a sua posição de liderança de mercado.
Quem acaba por sair beneficiado desta situação é o consumidor, que pode desta forma ter acesso a ofertas mais variadas independentemente das suas plataformas de eleição.
Fica ainda aguçada a curiosidade para ver como todo o panorama atual será alterado por estas movimentações e pelos potenciais impactos de 12 meses difíceis marcado por uma pandemia.
Editores 4gnews recomendam:
- Asus ROG Phone 5 revela pequena surpresa em primeiro vídeo hands-on
- Android 11 tem bug de longa data que é um pesadelo para os gamers
- PS5: nova campanha PlayStation com grandes jogos a menos de €20!