Microsoft traz um antivírus que vais querer instalar no teu smartphone Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft revelou hoje a sua preview pública para o antivírus Microsoft Defender ATP. Esta é uma nova aplicação que chegará a todos os utilizadores Android e que os vão ajudar a manter o smartphone limpo de malware ou navegações perigosas na Web.

A aplicação chegará também ao sistema iOS e, segundo a Microsoft, esta App é bem mais do que o típico antivírus. A aplicação conseguirá detetar Apps maliciosas como também cliques em links perigosos enviados de outras aplicações.

Microsoft Defender ATP o novo antivírus para smartphones Android

Como referi, já te podes registar para a preview, porém, espera-se que a aplicação chegue à Google Play Store nos próximos dias. Já no que toca ao iOS, só mesmo no final deste ano.

Como te defenderá este antivírus

Quando instalas uma aplicação, o antivírus da Microsoft correrá rapidamente a App para possíveis conhecidos malwares. Caso a aplicação esteja "limpa" é te dada uma leve notificação a indicar que esta App não tem problemas de ser instalada.

Contudo, o que mais estou entusiasmado, e onde esta App mais se destaca, é nos cliques em links que podem ser phishing e são enviados noutras aplicações.

Falo daquelas SMS que recebes alegadamente do banco a dizer que a tua conta está congelada ou então aqueles prémios da Worten ou Fnac que passas a vida a "ganhar".

Sempre que clicares nesses links, a aplicação da Microsoft conseguirá indicar que o link pode não ser inteiramente seguro. Resta-nos saber como é que a aplicação se atualizará face este tipo de ameaça.

Isto devia ser trabalho feito pela Google

A Google Play Store até pode ser um lugar mágico, porém, está longe de ser o local mais seguro da internet. Já há muito que dizemos que a Google devia tomar medidas drásticas com os desenvolvedores que criam aplicações falsas com o intuíto de roubar, enganar ou instalar malware nos smartphones dos utilizadores. Felizmente para nós, a Microsoft decidiu antecipar-se e tentar resolver o problema.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.