Microsoft traz um antivírus que vais querer instalar no teu smartphone Android

Filipe Alves
1 comentário

A Microsoft revelou hoje a sua preview pública para o antivírus Microsoft Defender ATP. Esta é uma nova aplicação que chegará a todos os utilizadores Android e que os vão ajudar a manter o smartphone limpo de malware ou navegações perigosas na Web.

A aplicação chegará também ao sistema iOS e, segundo a Microsoft, esta App é bem mais do que o típico antivírus. A aplicação conseguirá detetar Apps maliciosas como também cliques em links perigosos enviados de outras aplicações.

Microsoft Defender ATP o novo antivírus para smartphones Android

Microsoft antivírus para smartphones Android

Como referi, já te podes registar para a preview, porém, espera-se que a aplicação chegue à Google Play Store nos próximos dias. Já no que toca ao iOS, só mesmo no final deste ano.

Como te defenderá este antivírus

Microsoft antivírus para smartphones Android

Quando instalas uma aplicação, o antivírus da Microsoft correrá rapidamente a App para possíveis conhecidos malwares. Caso a aplicação esteja "limpa" é te dada uma leve notificação a indicar que esta App não tem problemas de ser instalada.

Contudo, o que mais estou entusiasmado, e onde esta App mais se destaca, é nos cliques em links que podem ser phishing e são enviados noutras aplicações.

Falo daquelas SMS que recebes alegadamente do banco a dizer que a tua conta está congelada ou então aqueles prémios da Worten ou Fnac que passas a vida a "ganhar".

Sempre que clicares nesses links, a aplicação da Microsoft conseguirá indicar que o link pode não ser inteiramente seguro. Resta-nos saber como é que a aplicação se atualizará face este tipo de ameaça.

Isto devia ser trabalho feito pela Google

A Google Play Store até pode ser um lugar mágico, porém, está longe de ser o local mais seguro da internet. Já há muito que dizemos que a Google devia tomar medidas drásticas com os desenvolvedores que criam aplicações falsas com o intuíto de roubar, enganar ou instalar malware nos smartphones dos utilizadores. Felizmente para nós, a Microsoft decidiu antecipar-se e tentar resolver o problema.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.