Microsoft toma decisão que todas deviam seguir para o smartphone Surface Duo 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O novo smartphone Microsoft Surface Duo 2 terá 3 anos de atualizações de segurança, bem como pelo menos 2 anos de atualizações de sistema. Ademais, o sistema operativo Android 12 chegará ao novo desdobrável da Microsoft até ao final de 2021.

Este é um exemplo simples e pragmático do que todas as outras fabricantes Android deviam aplicar. Algo que não só alargaria a vida útil e segura dos nossos dispositivos móveis, como também diminuiria a fragmentação que afeta a plataforma da Google.

A Microsoft estabelece um bom exemplo para as demais fabricantes Android

Importa frisar, primeiramente, que também para o Surface Duo original a Microsoft fizera a mesma promessa. Algo que, infelizmente, não se traduziu em atualizações atempadas, mas esperamos que tal seja corrigido até ao fim da vida útil do percursor deste novo Surface Duo 2 recém-apresentado a 22 de setembro pela tecnológica norte-americana.

A nova iteração do produto pretende ser uma nova plataforma de trabalho portátil que apele também a quem procura um novo smartphone 5G, dobrável e irreverente. É, com efeito, um dos telefones mais disruptivos da atualidade, mas tem agora que provar o seu valor junto dos consumidores.

Para tal, a Microsoft vai reforçar o quesito das atualizações de software após ter sido incapaz de atualizar em bom tempo o Surface Duo original que, atualmente, neste final de 2021 continua acometido ao Android 10.

Agora, contudo, já com a distribuição oficial do Android 12 no horizonte, a tecnológica de Redmond quer liderar e dar o exemplo com a política de atualizações. Algo que só podemos salutar.

O Surface Duo 2 é o mais recente smartphone dobrável da Microsoft

A confirmação foi prestada por um representante da Microsoft ao portal Android Authority. Aí, confirmaria não só a política de atualizações da empresa, como também a vontade de redimir os atrasos sofridos pelo seu primeiro dobrável.

Aliás, viria também a confirmar a atualização do telefone de primeira geração até ao final do ano para o Android 11. Ainda assim, essa verão - Android 11 - tem mais de um ano de existência. Com efeito, novidade seria se o primeiro Surface Duo fosse atualizado com o Android 12 até ao final de 2021.

De qualquer modo, é com bons olhos que vemos a Microsoft a levar a sério este quesito. Defendemos que todos os smartphones e dispositivos móveis devem, pelo menos, receber periodicamente atualizações de segurança. Idealmente, também as de sistema assim que a Google disponibilizasse as novas iterações mas, pelo menos, as de segurança!

O Microsoft Surface Duo 2 não está atualmente disponível em Portugal

O novo smartphone Microsoft Surface Duo 2 é um dispositivo topo de gama, equipado com ecrã com alta taxa de atualização e um dos melhores SoC's do mercado. É um conceito audaz de uma fabricante que volta a olhar seriamente para o mercado mobile.

Em síntese, aplaudimos a posição da Microsoft para com as atualizações de software. É, efetivamente, um exemplo que queremos ver seguido e aplicado pelas demais fabricantes Android. Sobretudo quando a Apple entrega até cinco anos de atualizações.

As demais caraterísticas do produto podem ser consultadas no artigo prévio da 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Pad 5: novo tablet esgotou em menos de 10 minutos na Europa
  • Globoplay: nova rival da Netflix já tem data para chegar a Portugal
  • Xiaomi CIVI: as especificações do próximo smartphone Xiaomi para 2021
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.