Finalmente, o recurso Walkie Talkie ficou disponível para todos os utilizadores, depois de dois anos a passar por várias melhorias e ajustes.
Agora, todos os utilizadores de Android e iOS podem comunicar, através dos dados ou Wi-Fi dos seus equipamentos móveis, tal e qual como o fariam com um walkie talkie.
Recurso Walkie Talkie foi anunciado em 2020
A Microsoft anunciou a funcionalidade Walkie Talkie para a plataforma Teams, no longínquo ano de 2020, mas apenas agora esta ficou disponível para todos os utilizadores de Android e iOS.
Assim, a partir de agora todos os utilizadores podem transformar o seu smartphone num rádio comunicador, em tempo real. Por outras palavras, os utilizadores podem contactar entre si, exatamente da mesma forma que faziam na infância com os populares walkie talkies.
E a ativação da funcionalidade não podia ser mais simples. Basta tocar no ecrã do smartphone para que o contacto seja iniciado, através dos dados ou Wi-F do equipamento. De acordo com a Microsoft, esta funcionalidade tem como objetivo permitir o contacto, em tempo real, com os colegas de trabalho, assim como em diminuir "o stress e atrito" no trabalho.
Nova funcionalidade tem como grupo alvo os trabalhadores da linha da frente
Na realidade, esta funcionalidade é bastante semelhante às mensagens de voz, há muito integradas nos smartphones. Mas, além de permitir o contacto em tempo real, pode também ser muito útil em situações de emergência.
Aliás, a empresa refere que um dos grupos-alvo da funcionalidade são exatamente os trabalhadores da linha da frente, nos quais se incluem paramédicos, bombeiros, entre outros, que podem acionar facilmente o recurso para entrar em contacto com os colegas.
E a escolha deste grupo-alvo tem uma razão muito específica. Desde o início da pandemia Covid-19 que a Microsoft tem vindo a registar um aumento na utilização da sua plataforma de conversação.
Algo que todos já tínhamos percebido, até por experiência própria. Mas de acordo com dados divulgados pela própria empresa, a área de cuidados de saúde assinalou um aumento de 560% na utilização da plataforma. E terá sido essa a razão para a empresa dar um exemplo tão específico de um grupo de trabalhadores para uma funcionalidade que poderá ser bastante útil para todos os utilizadores.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple força utilizadores a atualizar o iOS 14 para o novo iOS 15
- Instagram volta a copiar o TikTok com esta funcionalidade
- Apple: iOS 15 continua aquém da adoção inicial do iOS 14