Microsoft Surface Duo com Windows 11 é uma das visões mais satisfatórias

Rui Bacelar
Comentar

O Microsoft Surface Duo é um dos smartphones mais ambiciosos alguma vez lançados e, além do sistema operativo Android da Google, vemos agora este dobrável a correr o sistema operativo Windows 11. Os resultados surpreendem e vão agradar aos maiores entusiastas da Microsoft.

Importa frisar que esta é a primeira geração do smartphone "dobrável" da gigante de Redmond, lançada em 2020. Agora, apesar de não ser uma compilação perfeitamente estável, podemos ver o telemóvel a correr o sistema operativo que habitualmente encontramos nos nossos computadores de secretária e / ou portáteis.

Este é o Microsoft Surface Duo já a correr o sistema operativo Windows 11

A bit glitchy, but here we go pic.twitter.com/gyiZsSdzeD

— Gustave Monce (@gus33000) 1 de maio de 2022

Tal proeza é resultado do trabalho do programador Gustave Monce que não se conformou com a falta do Windows 11 neste aparente tablet irresistível. Assim, e apesar de ainda existirem vários bugs a necessitar de atenção, podemos ver uma das primeiras compilações do Windows 11 a correr neste dispositivo móvel lançado originalmente com o sistema Android.

O programador tem partilhado várias atualizações do seu trabalho através da rede social Twitter, afirmando que o sistema já corre de forma fluída nos dois ecrãs. Aliás, podemos ver o sistema em ação no vídeo acima, bem como nas imagens apresentadas em seguida pelo próprio.

pic.twitter.com/lgs9Pd4g0f

— Gustave Monce (@gus33000) 1 de maio de 2022

O Microsoft Surface Duo pode assim ser visto a correr a mais recente versão do sistema operativo Windows 11. Além disso, o programador refere que a gráfica Adreno 640 GPU é perfeitamente capaz de tratar da aceleração gráfica para que todo o sistema corra de forma fluída e sem erros de maior.

O trabalho em andamento mostra-nos já o Windows 11 aparentemente estável

pic.twitter.com/557a736tMR

— Gustave Monce (@gus33000) 1 de maio de 2022

Todavia, de momento o som ainda não funciona, apesar de já conseguir apresentar o conteúdo em ambas as janelas. Ou melhor, em ambos os ecrãs do Surface Duo. Por outro lado, ainda carece da utilização de um rato Bluetooth para controlo do equipamento uma vez que a função de registo do toque continua a apresentar erros.

Os interessados podem acompanhar o programador através das suas redes sociais onde tem partilhado várias atualizações do projeto iniciado no início deste ano.

A base? O smartphone Microsoft Surface Duo lançado em 2020. O objetivo? Correr o Windows 11 da melhor forma possível neste smartphone Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com