Microsoft Surface Duo com Windows 11 é uma das visões mais satisfatórias

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Microsoft Surface Duo é um dos smartphones mais ambiciosos alguma vez lançados e, além do sistema operativo Android da Google, vemos agora este dobrável a correr o sistema operativo Windows 11. Os resultados surpreendem e vão agradar aos maiores entusiastas da Microsoft.

Importa frisar que esta é a primeira geração do smartphone "dobrável" da gigante de Redmond, lançada em 2020. Agora, apesar de não ser uma compilação perfeitamente estável, podemos ver o telemóvel a correr o sistema operativo que habitualmente encontramos nos nossos computadores de secretária e / ou portáteis.

Este é o Microsoft Surface Duo já a correr o sistema operativo Windows 11

Tal proeza é resultado do trabalho do programador Gustave Monce que não se conformou com a falta do Windows 11 neste aparente tablet irresistível. Assim, e apesar de ainda existirem vários bugs a necessitar de atenção, podemos ver uma das primeiras compilações do Windows 11 a correr neste dispositivo móvel lançado originalmente com o sistema Android.

O programador tem partilhado várias atualizações do seu trabalho através da rede social Twitter, afirmando que o sistema já corre de forma fluída nos dois ecrãs. Aliás, podemos ver o sistema em ação no vídeo acima, bem como nas imagens apresentadas em seguida pelo próprio.

O Microsoft Surface Duo pode assim ser visto a correr a mais recente versão do sistema operativo Windows 11. Além disso, o programador refere que a gráfica Adreno 640 GPU é perfeitamente capaz de tratar da aceleração gráfica para que todo o sistema corra de forma fluída e sem erros de maior.

O trabalho em andamento mostra-nos já o Windows 11 aparentemente estável

Todavia, de momento o som ainda não funciona, apesar de já conseguir apresentar o conteúdo em ambas as janelas. Ou melhor, em ambos os ecrãs do Surface Duo. Por outro lado, ainda carece da utilização de um rato Bluetooth para controlo do equipamento uma vez que a função de registo do toque continua a apresentar erros.

Os interessados podem acompanhar o programador através das suas redes sociais onde tem partilhado várias atualizações do projeto iniciado no início deste ano.

A base? O smartphone Microsoft Surface Duo lançado em 2020. O objetivo? Correr o Windows 11 da melhor forma possível neste smartphone Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung: Galaxy Z Flip4 e Galaxy Z Fold4 vão chegar mais poderosos
  • Google Pixel 7 Pro revela o design nas primeiras imagens do smartphone Android
  • OnePlus Nord 2T: preço, design e especificações totalmente revelados
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.