Microsoft poderá lançar um dispositivo móvel Android em 2018

Rui Bacelar
O que estará a preparar a gigante de Redmond para 2018?

Com os rumores em torno do Surface Phone a abrandarem, até mesmo os fãs mais dedicados à Microsoft se aperceberam da trivialidade de tal dispositivo. O mesmo não será lançado (nem existe), não da forma que o imaginávamos. Todavia, a Microsoft poderá ainda assim lançar um smartphone ou dispositivo móvel, com Android.

Esta possibilidade foi avançada recentemente por várias fontes dedicadas aos desígnios da Microsoft. Mais concretamente pela publicação NokiaLatest que "desenterrou" uma conversa com um funcionário da gigante de Redmond.

Vê ainda: Xiaomi Mi A2 revelado em novas imagens com Android One

A fonte citada terá dialogado com um dos representantes da Microsoft Store, a loja da marca. Segundo ele, a marca está mesmo a trabalhar num novo dispositivo móvel, um novo telemóvel inteligente - vulgo smartphone. Utilizará o sistema operativo Android.

Verdade seja dita, certas notícias parecem demasiado escandalosas para ser verdade, ou demasiado sensacionais. Esta é sem dúvida uma delas mas que em última análise se revela ponderada e bem inteligente.

Estará a Microsoft prestes a voltar ao mercado dos smartphones?

A Microsoft demorou a reconhecer que o então rumo que estava a seguir com o Windows Phone não era o melhor (eufemismo). Lucrando mais com as suas aplicações para Android do que alguma vez lucrou com a venda de smartphones, a empresa acabou por desistir da sua plataforma. Ainda assim, o mercado de dispositivos móveis continua a ser lucrativo, ainda que comece a apresentar sinais de saturação e uma crescente pressão das fabricantes chinesas. Não que isto parece desmotivar a Microsoft.

Microsoft smartphone Android Google
Olhemos para o Microsoft Launcher e poderemos ter uma ideia de como seria a sua UI

Plataforma Android seria uma escolha lógica para o smartphone

Aqui, considero que um smartphone Android com o "ethos" da Microsoft seria uma excelente aposta. Ainda que não fosse um best-seller imediato, sobretudo depois do desaire anterior, acrescentaria diversidade a este mercado.

Um smartphone Android da Microsoft com algumas das suas aplicações. Com alguma da sua irreverência e vontade de agradar e criar boas ferramentas para o mercado empresarial. Um dispositivo Android com estas configurações seria sem dúvida bem-vindo.

Ainda assim e apesar de ser provável que o representante tenha ouvido algo, para já é cedo para ter certezas. Note-se que por norma estes são os últimos a saber o quer que seja sobre os novos produtos para precaver esta situação - as fugas de informação.

Aguardamos agora por novos desenvolvimentos em torno deste tema.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.