Microsoft decide salvar o software de desenho MS Paint

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

É na simplicidade que reside a beleza deste software de desenho. Desenvolvido pela Microsoft nos primórdios do seu sistema operativo Windows 10 Fall Creator.

Vê ainda: Wareztuga está mesmo de volta!? Mais ou menos…

Quando vimos o este programa na lista de software que deixaria de fazer parte dos programas pré-instalados nas próximas versões do sistema operativo da Microsoft ganhará um perpétuo "lugar ao sol" na loja online. Gratuito para todos os que o quiserem instalar nos respetivos PC's.

Microsoft "salva" o MS Paint e tranquiliza os fãs

O MS Paint estará lá, na loja. Se quiseres poderás posteriormente instalar este simples programa no teu PC. Confesso que também ele foi um dos meus primeiros contactos com os computadores. Em pleno Windows 95, passei horas a rabiscar no computador. Escusado será dizer que também não estou alheio à nostalgia associada a este programa da Microsoft.

“Ainda adoramos o MS Paint”, podemos ler numa mensagem tweet na página de Twitter oficial da Microsoft. Mensagem esta publicada na passada segunda-feira já durante a noite. Foi rápida a resposta da gigante perante o fluxo de queixas dos fãs deste software. Afinal de contas, pode até estar obsoleto como o jack de 3.5mm mas não custa nada manter o MS Paint disponível.

“O MS Paint não vai desaparecer. Além das novas funcionalidades 3D, muitas das ferramentas do MS Paint que as pessoas conhecem e adoram – como a edição de fotografias ou a criação 2D - continuam a existir no Paint 3D. Esta é a nova aplicação para criatividade, disponível gratuitamente com a atualização do Windows 10 Creators.

Se há algo que aprendemos é que, depois de 32 anos, o MS Paint ainda tem muitos fãs” destaca Megan Saunders da Microsoft

No futuro, ofereceremos o MS Paint na Loja do Windows, também de forma gratuita, e continuaremos a disponibilizar novas atualizações e experiências com o Paint 3D para que as pessoas tenham todas melhores ferramentas de criatividade num único local” declarações da porta-voz da Microsoft, Megan Saunders.

O programa tal como o conhecemos seria definitivamente substituído pela nova versão, mais moderna e com capacidades 3D para este software de desenho minimalista. “Além das novas capacidades 3D, muitas das funcionalidades do MS Paint que as pessoas adoram, como edição de fotografias e criações em 2D, estão presententes no Paint 3D” como salienta Megan Saunders a porta-voz da Microsoft.

Fica descansado amigo artista. A Microsoft continuará a disponibilizar gratuitamente o seu software de desenho para todos os que quiserem continuar a utilizar esta ferramenta. Em 3D ou sem 3D, agora numa nova casa, poderás aceder gratuitamente e com segurança a este programa.

Mais de 30 anos depois, há programas que pela sua simplicidade e funcionalidade teimam em perdurar. Este é um deles e espero que seja utilizado durante outras tantas décadas. Um bem haja!

Outros temas relevantes:

Nokia 2: algumas das suas especificações foram agora confirmadas

Android O – Esta é a última oportunidade de testar o Android O da Google

Nokia 8 – O melhor smartphone Android da Nokia já tem data de anúncio!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.