Microsoft revela números do Windows 10 e traz o Surface Laptop 4 para Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Microsoft revelou recentemente várias métricas sobre as suas operações. Face ao ano passado, a tecnológica somou 300 milhões de novos utilizadores, tendo ultrapassado os mil milhões de utilizadores em março de 2020. Agora, tem métricas ainda melhores.

Segundo os dados avançados pela Microsoft existem agora mais de 1,3 mil milhões de utilizadores ativos do Windows 10. Entretanto, a empresa também fez chegar a Portugal o seu novo portátil de gama alta, o Surface Laptop 4, já disponível.

Há mais de 1,3 mil milhões de utilizadores do Windows 10

A própria Microsoft justificou este aumento com a tendência de compra de equipamentos com ecrã maior. Alimentada pela pandemia da COVID-19 e pela implementação do teletrabalho como uma das modalidades preferenciais, os computadores tornaram-se num bem de primeira necessidade. Desse modo, a Microsoft registou um dos melhores períodos comerciais dos últimos anos.

Com efeito, a Microsoft superou as expectativas dos analistas para as receitas do primeiro trimestre. As estimativas apontavam 41,03 mil milhões de dólares, com o valor real a totalizar 41,7 mil milhões de dólares. Foi um período dourado para a tecnológica.

Entre os produtos que ajudaram a Microsoft a reforçar os seus lucros destaca-se o Office 365, bem como o Azure. Ambas as soluções comerciais geraram 17,7 mil milhões de dólares em receitas, com forte crescimento da cloud (33%) de ano para ano.

A Microsoft registou um aumento de 44% no lucro operacional em 2021

O segmento da computação pessoal trouxe, também ele, boas notícias para a Microsoft. Com efeito, neste setor a empresa registou receitas na ordem dos 13 mil milhões de dólares. Foi um aumento generoso de 10% no volume de receita gerada.

Esta tendência de crescimento verificou-se transversalmente nos diversos setores operacionais da empresa. A propósito, destacamos também o crescimento de 34% nas receitas geradas pela Xbox.

Naturalmente, a empresa liderada por Satya Nadella (CEO), mostra-se confiante no futuro e orgulhosa do crescimento registado. Há, nas suas palavras, "a construção da cloud para a próxima década. A expansão do nosso potencial mercado e inovação aos mais variados níveis. Fatores que ajudarão os consumidores a serem mais resilientes e a fazerem a transformação digital".

O novo Microsoft Surface Laptop 4 já está disponível em Portugal

O novo Surface Laptop 4 vem preparado para potenciar toda a experiência do ecossistema Microsoft. Mantém o seu design icónico e os detalhes que os consumidores apreciam num computador portátil. É versátil e leve para trabalhar a partir de qualquer lugar.

Está disponível em versões de 13,5 ou 15 polegadas. Ambos os modelos incluem os displays touchscreen PixelSense 3:2 da Microsoft e uma autonomia até 19 horas (modelo 13,5’’) e até 17,5 horas (modelo 15’’).

Quanto aos acabamentos, os consumidores podem escolher entre Alcântara ou alumínio nas cores Platina e Preto Mate.

O novo Surface Laptop 4 oferece ainda uma câmara frontal HD integrada com incrível capacidade em condições de baixa luminosidade e um conjunto de microfones que garantem a máxima qualidade sonora nas ligações quer seja com os seus familiares ou numa reunião de trabalho.

Seja pelo display otimizado, trackpad alargado ou mesmo pela experiência de digitação única, o Surface Laptop 4 está preparado para dar resposta às necessidades do atual fluxo de trabalho.

O Surface Laptop 4 está disponível em dois tamanhos e diversas configurações

Os novos equipamentos oferecem ainda a opção de escolha entre os processadores Intel Core de 11.ª geração ou os processadores AMD Ryzen Mobile com Radeon Graphics Microsoft Surface Edition (8 núcleos).

Em ambos os casos, o elevado desempenho está garantido para as mais recentes tarefas. A Microsoft procurou personalizar as configurações que permitissem aumentar o desempenho e, em simultâneo, que fossem capazes de oferecer uma vida útil da bateria mais prolongada.

Por fim, no âmbito deste lançamento, a loja oficial da Microsoft oferece descontos de até 10% para alunos, professores e pais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi K40 Gaming Edition tem 'teclado mecânico' virtual da Razer
  • Xiaomi Redmi K40 Gaming Edition é oficial com preço incrível!
  • Huawei Mate X2: smartphone dobrável apanhado a correr Harmony OS 2.0 (vídeo)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.