Microsoft revela especificações da Xbox Series X. E que besta ela será!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Xbox Series X está cada vez mais próxima e já todos sabemos que será um grande salto face à atual geração. Enquanto a sua apresentação não acontece, a Microsoft continua a entusiasmar os fãs ao revelar as especificações da sua futura consola.

Phil Spencer, chefe do departamento da Xbox, fez uso do site oficial da consola para dar as boas-novas. Tal como se previa, confirma-se o processador e gráfica AMD, bem como a capacidade de correr jogos até 120fps.

Especificações da Xbox Series X

  • Processador AMD Zen 2
  • Gráfica Radeon de arquitetura RDNA 2
  • 12 teraflops de performance gráfica
  • 120 fps
  • Discos NVMe SSD
  • DirectX Raytracing com aceleração por hardware
  • Variable Rate Shading
  • Taxa de atualização variável

Como podes constatar, muito daquilo que tem vindo especulado acaba mesmo por concretizar-se. Neste leque incluímos o seu processador AMD Zen de segunda geração, os seus 12 teraflops de performance ou o suporte à tecnologia Ray tracing.

Tal como Spencer refere no seu texto, a Xbox Series X oferecerá duas vezes mais de potência que a Xbox One X. Isto é um salto significativo entre gerações e que coloca imensa pressão sobre a PlayStation 5.

A tecnologia Variable Rate Shading irá providenciar maior fluidez da imagem. Isto porque os programadores poderão canalizar os recursos da gráfica para um efeito ou personagens específicas, ao invés de ter de atualizar todos os pixels do ecrã.

Com a Xbox Series X poderás jogar vários jogos em simultâneo

Com a tecnologia Quick Resume, a Microsoft oferecerá uma experiência única, ao permitir jogar vários jogos ao mesmo tempo. Isto porque será possível retomar um jogo exatamente onde o deixaste quase instantaneamente.

Isto não é uma novidade absoluta, visto que a Xbox One já oferece uma opção semelhante. Porém, com a Series X, a Microsoft quer levar esta funcionalidade para outro patamar.

Outra das confirmações é a sua retrocompatibilidade de até quatro gerações. Isto significa que poderás jogar títulos lançados para a Xbox 360 na tua nova Xbox Series X. Algo que os utilizadores irão certamente prezar.

A Microsoft deixa a promessa de que esta não será a última vez que teremos mais informações sobre a sua próxima consola. Phil Spencer promete mais novidades até à apresentação da consola, que ainda não se sabe quando acontecerá.

Editores 4gnews recomendam:

  • "Clone" do Pokémon dá tudo o que os fãs desejam e já conta com 500,000 vendas na Steam!
  • Google e Asus fazem parceria de peso para o próximo smartphone gaming!
  • Serviço Nvidia GeForce Now perde mais um nome de peso
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.