Microsoft revela acidentalmente o novo menu Iniciar do Windows 10

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Uma revelação acidental de uma das próximas versões do Windows 10, mostra um novo aspeto no menu Iniciar. Este novo aspeto deixa de lado os conhecidos blocos dinâmicos, e mostra um regresso a uma grelha mais tradicional.

Na imagem partilhada pela página NTAuthority, vemos um menu Iniciar que se acredita estar a ser testado pela Microsoft para o Windows Lite. Esta será uma versão mais leve do sistema operativo, e esta disposição simplificada das aplicações ajudará a oferecer uma melhor experiência em dispositivos mais modestos.

Esta revelação acidental chega da própria Microsoft, devido a um problema no seu Insider Program que liberta versões que nunca receberam luz verde para chegarem aos utilizadores de teste. Como resultado disso mesmo, esta versão interna com funcionalidades que não era suposto serem vistas pelo público, foi partilhada.

Novo menu Iniciar pode ser exclusivo do Windows Lite

Neste momento ainda não se sabe se a Microsoft tem planos para trazer este design do menu Iniciar para o Windows 10 em computador. As últimas informações apontam para que esta seja mesmo uma versão desenhada exclusivamente para o Windows Lite, que será o concorrente da Microsoft ao Chrome OS da Google.

A verdade é que ao olharmos para imagem deste menu Iniciar, não podemos deixar de nos lembrar do design implementado no Windows 95. Embora à primeira vista parece uma solução confusa, devemos ter em atenção que esta é apenas uma versão de testes, e que pode ser desenhada para dispositivos com touchscreen (sensíveis ao toque).

Neste momento a Microsoft ainda não veio a público comentar esta partilha acidental. Os utilizadores estão a olhar para este design com sensações mistas, que vão desde o saudosismo de versões antigas, a outros que olham para algo deste género como um possível retrocesso. No entanto, o tempo trará mais conclusões.

Editores 4gnews recomendam:

  • Descoberta vulnerabilidade em equipamentos Apple, Windows 10 e Fitbit! Android estão seguros!
  • Microsoft testa 'início de sessão' livre de password no Windows 10
  • Agora é fácil receber notificações Android no Windows 10. Descobre como
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.