Microsoft - Programadores já podem criar PWAs para Windows 10

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft disponibilizou há poucos dias a April 2018 Update para o Windows 10. E, verdade seja dita, que grande atualização esta que chegou aos PCs e tablets suportados.

De facto, ainda que não traga alterações que, à primeira vista, pareçam, de todo, significativas, o que é certo é que haverá uma que, já a partir de hoje, poderá fazer toda a diferença.

Vê ainda: Apple – Vendas do iPhone X foram superadas pelas vendas dos iPhone 8

O Windows 10 da Microsoft não é mais sonante porque existem poucas aplicações na Microsoft Store, quando compradas às da Google Play e AppStore. No entanto, com as Progressive Web Apps (PWA), a questão do app gap poderá ser colmatada para sempre.

Isto é, os programadores podem agora, de acordo com a Microsoft, colocar as suas progressive web apps na Store. Por exemplo, com a April 2018 Update, a mais sonante das aplicações desse tipo, presente na loja de aplicações da empresa de Redmond, é o Twitter.

A Microsoft Store ficará melhor, o Windows 10 ficará melhor também!

A (antiga) aplicação da rede social tinha um design pouco interessante e faltavam-lhe alguns recursos. Todavia, a atual - que já integra o modelo anteriormente descrito - acaba por ser tudo aquilo que se gostaria.

Embora se trate de uma PWA, a nova aplicação do Twitter também consegue interagir diretamente com o Windows 10. Ou seja, ao contrário de uma simples aplicação baseada uma página web, as PWAs possibilitam a ativação de notificações, muito bem-vindas por sinal.

Assim, com a permissão concedida, nada impedirá os programadores de colocarem as suas obras-primas na Microsoft Store. Entretanto, o Windows 10 continuará a evoluir e, quem sabe, se até ao final do ano a loja estará mais recheada de aplicações.

Isso seria só um pequeno passo para a criação de inúmeras oportunidades de crescimento do sistema operativo, bem como de outras novidades.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P Smart vs Huawei P20 Lite – a diferença entre 279€ e 399€

Samsung sente necessidade de reforçar os Galaxy S9 com 256GB

Segmento dos tablets continua a cair vertiginosamente a cada trimestre

Via

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.