Microsoft Project xCloud: serviço cloud gaming começa testes públicos em breve

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O próximo grande 'boom' no mundo dos vídeo jogos será garantidamente a chegada dos primeiros serviços de cloud gaming. Estes serviços vão permitir aos utilizadores desfrutar dos seus jogos favoritos em virtualmente todos os dispositivos e em qualquer lugar.

Para já, existem dois grandes nomes neste novo segmento, o Google Stadia e o Microsoft Project xCloud. Ao que tudo indica, a Microsoft não quer deixar a sua rival 'fugir', começando os seus testes públicos já em outubro. Visto que o Google Stadia irá ser lançado em novembro, a equipa do Project xCloud precisa de acelerar o passo.

Microsoft Project xCloud vai-te deixar "jogar Xbox One" em qualquer lado

O grande objetivo destes serviços é dar a possibilidade aos jogadores de desfrutarem dos melhores títulos em qualquer lugar, utilizando todos os seus dispositivos, incluindo smartphones e Smart TVs.

Para isso, a Microsoft vai tirar proveito dos seus potentes servidores, que foram personalizados com vários componentes da Xbox de forma a tornar possível correr e realizar streaming dos jogos para os vários dispositivos.

Já há algum tempo que estavam a ser realizados testes internos, com vários elementos da equipa Project xCloud a testarem o serviço nas mais variadas condições. Visto que já estão preparados para disponibilizar o serviço cloud gaming para testes públicos, tudo parece estar a correr como previsto.

Estes testes públicos vão permitir à Microsoft perceber como é que o seu serviço irá comportar-se no "mundo real", tendo a oportunidade de fazer todas as afinações necessárias antes do lançamento oficial. Para estes testes públicos, irão aceitar utilizadores de apenas três países: Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Red Dead Redemption 2 pode estar a caminho do PC. Entende porquê
  • Mario Kart Tour no Android e iOS: sabe quando vais poder acelerar
  • Borderlands 3 atinge recordes de vendas com 5 milhões em 5 dias
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.