Microsoft Project xCloud suportará mais de 5.000 jogos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi através do blog Xbox Wire que a Microsoft deu as mais recentes notícias relativas ao seu serviço de streaming de jogos. De acordo com o que pode ler-se nessa publicação, o número de jogos suportados pelo Project xCloud poderá superar os 5.000.

Na publicação em causa, é referido que o Project xCloud irá suportar três gerações de jogos. Isto significa que todos os jogos disponíveis para as Xbox, Xbox 360 e Xbox One serão compatíveis com este serviço.

Disto isto, o próximo produto gaming da Microsoft será capaz de correr mais de 3.500 jogos no imediato, sem necessidade de qualquer alteração aos mesmos. Para o futuro, a empresa de Redmond adianta que estão a ser preparados mais 1.900 títulos para a Xbox One, fazendo assim os mais de 5.000 a serem suportados pelo Project xCloud.

Com estes números, a concorrência terá mesmo de se preocupar. A Google já anunciou o seu Stadia, que tem o mesmo propósito do xCloud, todavia, ainda não sabemos quantos jogos serão suportados. Com efeito, este anúncio certamente colocará mais pressão sobre o serviço da empresa de Mountain View.

Project xCloud terá como base os servidores Azure da Microsoft

A gigante do software revela que este seu serviço de streaming de jogos será baseados nos seus servidores Azure. Estes partilham muito do seu hardware com as consolas Xbox, o que potencia esta enormidade de jogos suportados.

Para aqueles que se encontram a desenvolver jogos para a Xbox One, a Microsoft informa que estes têm apenas de se preocupar com o trabalho que têm agora em mãos. Será da responsabilidade da Microsoft tornar esses títulos acessíveis a todos os que subscreverem o Project xCloud.

Para os jogos que estão já disponíveis, este novo serviço fará com que os mesmos cheguem a uma panóplia de equipamentos até agora inimaginável. Os programadores não terão de se preocupar com qualquer trabalho ou código adicional para que tal seja concretizável. Ademais, todas as atualizações que estes lançarem estarão imediatamente disponíveis em todas as plataformas suportadas.

Xbox Developer Kit será agora capaz de reconhecer quando um jogo está em streaming

No novo pacote de desenvolvimento para a Xbox, a Microsoft adicionou novas possibilitardes tendo em vista a realidade do Project xCloud. De agora em diante, qualquer jogo será capaz de reconhecer se está a ser executado a partir da cloud.

Em caso afirmativo, este poderá ajustar as suas definições para um melhor desempenho na plataforma. Por exemplo, poderá ajustar o tamanho da sua fonte para ecrãs de menores dimensões. Caso seja um jogo multiplayer, poderá executá-lo a partir de um único servidor para reduzir a sua latência.

Com o Project xCloud, a Microsoft quer que os seus utilizadores possam jogar aquilo que pretenderem, onde pretenderem e com quem pretenderem. As expectativas estão em alta - sobretudo depois deste anúncio - restando agora saber quando é que o xCloud ficará disponível e quais os custos associados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Organização Mundial de Saúde reconhece vício por gaming com uma doença
  • Comissário do Overwatch 'foge' para a concorrência e abraça Fornite
  • Os 15 melhores portáteis para cada tipo de utilizador em 2019
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.