A Microsoft levou a cabo um procedimento inédito ao oferecer aos utilizadores dos Windows 7 e Windows 8 e 8.1 a possibilidade de atualizarem, gratuitamente, para o novo Windows 10. Porém, nem tudo foi um mar de rosas e a Microsoft foi várias vezes criticada por estar a forçar a atualização para a mais recente versão do seu software, mesmo depois de alguns utilizadores terem declinado essa possibilidade.
Vê também: Blizzard anuncia que StarCraft remasterizado chegará em breve!
Além das críticas, houve até quem tivesse, inclusive, processado legalmente a empresa de Redmond por estas práticas. Agora a Microsoft volta a estar a braços com a justiça, desta feita com uma ação judicial por alegados problemas causados pela atualização para o novo Windows 10.
Atualização para o Windows 10 causa probelmas de hardware e software
Os utilizadores lesados que estão a levar a cabo esta nova ação judicial, alegam que a atualização para o novo Windows 10 trouxe-lhes problemas quer ao nível de software, quer ao nível de hardware.
De entre os lesados temos pessoas que nunca chegaram a consentir sequer a atualizaão e que, mesmo assim, a mesma foi levada a cabo. Pior ainda, há quem tenha perdido dados relativos ao seu trabalho e que nem uma empresa especializada foi capaz de os recuperar devidamente. Temos ainda outros subscritores que, mesmo tendo consentido a atualização em causa, a mesma causou-lhes os tais problemas reportados.
Microsoft novamente a braços com a justiça
Esta ação alega ainda que a Microsoft tinha conhecimento dos problemas que a atualização para o Windows 10 poderia causar. Depois destas acusações, o site ZDNet contactou a Microsoft, da qual teve a seguinte resposta:
"Se um cliente que atualizou o seu sistema operativo durante o programa de um ano precisou de ajuda com a mesma, tivemos inúmeras opções, incluindo suporte ao cliente gratuito e 31 dias para a reverter para seu sistema operativo antigo. Acreditamos que as alegações dos autores não têm mérito."
Falando sobre a minha experiência pessoal com esta atualização, devo dizer que a mesma ocorreu sem qualquer problema. Anteriormente era utilizador do Windows 7 e a atualização para o Windows 10 decorreu sem qualquer perda de dados pessoais, nem sequer danos ao nível do hardware do meu PC.
Existem inúmeras possibilidades para que o resultado seja o reportado pelos utilizadores lesados e caberá agora aos tribunais a apuração da verdade dos factos.
Outros assuntos relevantes: