Os videojogos podem ser um desafio para pessoas com deficiências, uma vez que o hardware e o software tradicionais carecem frequentemente de funcionalidades de acessibilidade, dificultando a participação de muitas pessoas com limitações motoras. Além disso, a falta de inclusão em si mesma pode ser particularmente frustrante.
A Microsoft está a introduzir uma série de novos dispositivos de acessibilidade para jogadores com deficiência. A nova gama de produtos reforça ainda mais a reputação da empresa nesta área - uma reputação que tem sido reconhecida por vários prémios e pelo reconhecimento da indústria.
Os novos produtos da Microsoft incluem o Joystick Adaptável Xbox e dois novos controladores do programa Designed for Xbox: O controlador Proteus da ByoWave e o controlador sem fios Lite SE 2.4G da 8BitDo.
Os novos controladores com acessibilidade em mente
O Xbox Adaptive Joystick será lançado no início de 2025 e tem como objetivo fornecer um acompanhamento flexível e com fios para os comandos Xbox existentes, especialmente para os jogadores com mobilidade reduzida. Este joystick inclui quatro entradas de botões na parte frontal, um thumbstick Xbox normal e dois botões adicionais que reproduzem as funções de bumper e gatilho existentes nos comandos tradicionais.
A colaboração da Microsoft com a 8BitDo resultou no Comando Sem Fios Lite SE 2.4G, um dispositivo concebido especificamente para jogadores com mobilidade limitada. Este controlador possui botões de baixa resistência e joysticks com Hall effect altamente sensíveis. Todos os controlos estão convenientemente localizados na parte superior do dispositivo e um tapete de silicone antiderrapante garante estabilidade durante o jogo.
Por fim, o Proteus Controller, da ByoWave, que foi desenvolvido ao longo de mais de quatro anos, privilegia o design modular, permitindo aos jogadores personalizar a sua configuração com mais de 100 milhões de configurações possíveis.
As peças “snap and play” permitem aos utilizadores ajustar os seus controladores de acordo com os seus próprios estilos de jogo, necessidades físicas e preferências. O sistema de módulos do controlador Proteus simplifica a gravação e mudança de configurações, permitindo aos jogadores experimentar diferentes configurações.