Microsoft prepara uma revolução no Windows 10 para o próximo ano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Windows 10 foi lançado no verão de 2015 e mostrou-se como um dos mais maduros sistemas operativos da Microsoft. O seu design pouco mudou ao longo dos últimos cinco anos, tendo a Microsoft focado-se na adição de funcionalidades.

Para os que gostariam de ter uma interface renovada, esse desejo irá concretizar-se em 2021. Ao que a publicação Windows Central conseguiu apurar, o Windows 10 vai finalmente sofrer uma remodelação visual no próximo ano.

Quais as novidades esperadas para o Windows 10

Este processo de desenvolvimento é denominado internamente como Sun Valley. O objetivo dos envolvidos é refrescar o sistema operativo da Microsoft, fazendo com que os utilizadores deixem de precisar do Windows para passar a adorá-lo.

Ao que tudo indica, as áreas de maior foco da Microsoft neste projeto serão o Menu Iniciar, o Centro de Ações, uma nova Barra de Tarefas e um novo Explorador de Ficheiros. Mais novidades poderão ser adicionadas, mas isto é o que se sabe atualmente.

O Windows 10 para tablets também será alvo de modificações no próximo ano. Este passará a ter uma experiência mais fluída e deverá melhorar também o teclado virtual apresentado nesta versão do sistema operativo.

Atualização só deverá chegar no outono de 2021

Infelizmente, não será na primavera de 2021 que esta remodelação de design irá chegar aos utilizadores. Ao que tudo indica, isso ficará guardado para a atualização de outono do próximo ano, quebrando a tradição de atualizações para o Windows 10.

Habitualmente, as grandes novidades para o Windows 10 costumam sair na primeira grande atualização de cada ano. Já as atualizações de outono costumam ser pautadas por pequenas correções, mas esse não será o caso no próximo ano.

Tal deve-se ao facto de a Microsoft planear terminar o desenvolvimento da nova interface do Windows 10 apenas em junho de 2021. Daí que as novidades fiquem reservadas para o outono.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 12 podia ter um dos trunfos da Samsung e Huawei
  • Samsung Galaxy Z Flip 2 chega na primavera e promete impressionar
  • Sony surpreendida com forte procura pela nova consola PS5
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.