Microsoft pondera vender o seu segmento de telemóveis e direitos sobre a Nokia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Não é nenhum segredo que a Microsoft não vê com bons olhos o seu segmento Mobile e face ao constante declínio deste sector, tanto em vendas como em popularidade, a gigante tecnológica parece estar a afastar-se cada vez mais deste mercado.

Com efeito e de acordo com um rumor proveniente da China, depois de terem vendido cerca de 15 milhões de telemóveis (não smartphones) durante o primeiro trimestre fiscal deste ano, a Microsoft irá fechar todo o departamento dedicado ao desenvolvimento e produção destes equipamentos básicos. A gigante tecnológica irá, em seguida, vender os direitos que ainda possui sobre o nome Nokia à Foxconn, a proeminente construtora de dispositivos móveis.

Relembro que a Microsoft, desde 2014, detêm a exclusividade de utilização do nome Nokia em smartphones até 2024, um direito de que poderá dispor a seu bel-prazer.

Vê também: LG V10: Review / Análise em Português

Este sentimento de descrédito perante o seu segmento Mobile foi algo que senti e presenciei durante o evento Microsoft Open Doors 2016 e como é óbvio, comecei a questionar-me se o futuro deste sector não passaria pela sua total reformulação com o lançamento de um Surface Phone. Ora, com a alienação do segmento de telemóveis, o restante departamento Mobile da Microsoft irá ficar submetido ao departamento responsável pelos Surface portanto pode haver aqui algum fundo de verdade.

Numa perspectiva económica, a Microsoft gera mais receitas ao licenciar as suas patentes para Android, disponibilizando os seus inúmeros serviços de software para o Android e para o iOS/ OS X, muito mais do que a vender os seus smartphones com Windows Phone e não é de admirar que, das duas uma, ou a Microsoft abandona o mercado Mobile ou, muito em breve, teremos os tão esperados Surface Phone's.

Por último, fruto desta alienação do departamento de telemóveis, assistiremos a mais uma grande redução de postos de trabalho. Relembro que desde que foi adquirida pela Microsoft em 2014, esta divisão já perdeu cerca de 18 000 trabalhadores e caso o rumor seja verídico, este número vai aumentar.

Talvez queiras ver:

  • O fim à restrição do Windows 10 Mobile, ProShot será Universal
  • A Microsoft aumentará a segurança no Windows 10 Mobile
  • KODI: O que é, para que serve e onde utilizar?
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.