Microsoft patenteia Surface Pen capaz de te mostrar notificações

Carlos Oliveira
Comentar

Recentemente foi publicada uma patente da Microsoft que nos mostra uma Surface Pen com um pequeno ecrã no seu corpo. Segundo a patente, este ecrã poderá ser usado para mostrar pequenas informações como algumas notificações e o estado da sua bateria.

A patente agora tornada publica pela USPTO refere-se a um dispositivo de interação com um computador. Pelas imagens que acompanham esta patente, vemos claramente uma espécie de caneta que em muito se assemelha a uma Surface Pen.

Surface Pen patente
Vemos aqui um pequeno ecrã para nos mostrar algumas notificações

A Surface Pen será capaz de saber quando estás ou não conectado ao teu computador

A informação mostrada nesta Surface Pen irá variar consoante a sua conexão, ou não, com um computador. Quando falhar essa ligação terás acesso a informação do estado da Pen, controlos de interface, notificações de email e mais.

Já quando estiveres a usar a Pen em conjunto com o teu computador Surface, as informações serão mais limitadas. Nesse caso, apenas terás acesso a notificações de email e ao estado da bateria.

Surface Pen patente
Neste caso, teremos apenas um conjunto básico de informações

A própria Surface Pen será capaz de distinguir entre as duas situações. Essa distinção será feita tendo por base a forma como seguras na Pen e no seu ângulo e na distância a que esta se encontra do computador.

De acordo com esses dados, a Pen irá automaticamente ajustar o tipo de informação a ser apresentada. Conforme a situação em que encontres, terás acesso a uma maior ou menor variedade de informações.

Qual a real utilidade deste tipo de tecnologia?

Esta é a pergunta que estará dentro da cabeça da maioria dos leitores, certamente. No caso de a Microsoft vir a lançar este tipo de tecnologia para o mercado, a mesma necessita de uma boa base de fundamentação.

A empresa americana certamente alegará que tal servirá para termos acesso aos nossos email e outros dados mesmo quando nos encontramos longe do computador. Mas, pelo menos para o caso dos nossos emails, já temos os nossos smartphones.

Outro ponto de dúvida é o facto de os controlos de interface serem mostrados apenas quando estamos longe do computador. Assim sendo, o que poderemos controlar através da Pen, visto que esta não se encontra ligada ao computador?

isto é só e apenas uma patente e nada nos garante que venha a transformar-se num produto real. Teremos de esperar para ver se a Microsoft irá mesmo para a frente com esta ideia.

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.