Recentemente foi publicada uma patente da Microsoft que nos mostra uma Surface Pen com um pequeno ecrã no seu corpo. Segundo a patente, este ecrã poderá ser usado para mostrar pequenas informações como algumas notificações e o estado da sua bateria.
A patente agora tornada publica pela USPTO refere-se a um dispositivo de interação com um computador. Pelas imagens que acompanham esta patente, vemos claramente uma espécie de caneta que em muito se assemelha a uma Surface Pen.
A Surface Pen será capaz de saber quando estás ou não conectado ao teu computador
A informação mostrada nesta Surface Pen irá variar consoante a sua conexão, ou não, com um computador. Quando falhar essa ligação terás acesso a informação do estado da Pen, controlos de interface, notificações de email e mais.
Já quando estiveres a usar a Pen em conjunto com o teu computador Surface, as informações serão mais limitadas. Nesse caso, apenas terás acesso a notificações de email e ao estado da bateria.
A própria Surface Pen será capaz de distinguir entre as duas situações. Essa distinção será feita tendo por base a forma como seguras na Pen e no seu ângulo e na distância a que esta se encontra do computador.
De acordo com esses dados, a Pen irá automaticamente ajustar o tipo de informação a ser apresentada. Conforme a situação em que encontres, terás acesso a uma maior ou menor variedade de informações.
Qual a real utilidade deste tipo de tecnologia?
Esta é a pergunta que estará dentro da cabeça da maioria dos leitores, certamente. No caso de a Microsoft vir a lançar este tipo de tecnologia para o mercado, a mesma necessita de uma boa base de fundamentação.
A empresa americana certamente alegará que tal servirá para termos acesso aos nossos email e outros dados mesmo quando nos encontramos longe do computador. Mas, pelo menos para o caso dos nossos emails, já temos os nossos smartphones.
Outro ponto de dúvida é o facto de os controlos de interface serem mostrados apenas quando estamos longe do computador. Assim sendo, o que poderemos controlar através da Pen, visto que esta não se encontra ligada ao computador?
isto é só e apenas uma patente e nada nos garante que venha a transformar-se num produto real. Teremos de esperar para ver se a Microsoft irá mesmo para a frente com esta ideia.