Microsoft regista patente de dispositivo dobrável. Conhece o conceito

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

No ano dos dispositivos dobráveis, uma nova patente da Microsoft mostra que a empresa está a pensar num dispositivo com essas características. Este pode muito bem ser o Surface dobrável que se tem falado, e a patente revela uma "dobragem exoesqueleto”.

O exoesqueleto é a proteção óssea flexível de muitos animais invertebrados. No caso deste dispositivo, essa seria a zona de dobragem que permitiria aos utilizadores dobrarem e desdobrarem o dispositivo.

Esta patente foca-se sobretudo na zona de dobragem, e foi enviada em dezembro de 2017. Publicada esta semana, mostra-nos um tablet capaz de se dobrar ao meio, como vemos nas imagens.

Ao introduzir este tipo de mecanismo na zona de dobragem, a Microsoft espera “resolver o problema técnico de manter o ecrã flexível em terreno neutro”. O grande objetivo é que o dispositivo possa proporcionar rotação relativa entre as suas duas partes.

Microsoft Surface dobrável pode chegar em 2020

Esta patente aparece registada, numa semana em que rumores previam que a Microsoft poderia lançar um Surface dobrável já em 2020. O registo desta patente vem adensar estes rumores, mas não é de espantar que a Microsoft tenha dispositivos dobráveis na sua agenda.

Como qualquer patente, não quer dizer que a Microsoft vá tornar este dispositivo num produto real. No entanto, deixa-nos a ideia de que não só a empresa está a planear dispositivos dobráveis, como tem bem definidos os possíveis processos de dobragem.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft prepara um Surface com suporte para aplicações Android
  • Patente da Google mostra revolucionário smartphone dobrável!
  • Samsung prepara um smartphone dobrável como o Huawei Mate X já para setembro
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.