
O Microsoft Outlook sofreu uma falha inesperada na manhã desta quinta-feira, deixando milhões de utilizadores sem acesso ao serviço de e-mail.
Alguns utilizadores são confrontados com mensagens a indicar que não possuem uma licença válida, enquanto outros conseguem aceder, mas enfrentam uma lentidão extrema. Segundo o portal DownDetector, 62% dos relatos indicam dificuldades em iniciar sessão.
Problema confirmado pela Microsoft, mas ainda sem causa oficial
Apesar da especulação habitual nestes casos, não há, até ao momento, qualquer evidência de que a falha esteja relacionada com um ataque cibernético. A Microsoft já confirmou a existência do problema através do portal de estado do Office, indicando que está “a trabalhar nisso”, mas sem fornecer ainda uma explicação clara.
O histórico recente da empresa sugere que é mais provável tratar-se de uma falha interna, como já aconteceu antes. Em Junho, por exemplo, uma interrupção semelhante foi atribuída a um erro que impedia o Outlook de abrir a Biblioteca de Formulários. E não é caso único: nas últimas semanas, também foram registadas falhas provocadas por atualizações do Windows 11 que interferiram com o Firewall, entre outros bugs, como reportou a Forbes.
Sem relação com o fim das palavras-passe no Authenticator
Entretanto, algumas publicações sugeriram uma possível ligação entre esta falha no Outlook e o anúncio recente da Microsoft, que irá eliminar o uso de palavras-passe no Authenticator já em Agosto.
Contudo, não há qualquer indício técnico que relacione os dois eventos, trata-se apenas de coincidência no calendário.
Ainda sem previsão de resolução
Neste momento, continua sem haver uma estimativa para a normalização do serviço. A Microsoft mantém-se em silêncio quanto à causa e não deu qualquer prazo para a resolução do problema. Não se sabe também se a falha está a afetar utilizadores em diferentes países. O mais provável é que novas atualizações venham a ser partilhadas ao longo do dia.
PRIME DAY 2025 VAI ATÉ AMANHÃ!
O Prime Day já está a decorrer e termina a 11 de julho! Aproveita agora os melhores descontos na Amazon — por tempo limitado e com stock a esgotar rapidamente.Vê o nosso guia sempre atualizado com as melhores promoções do Prime Day e não percas nenhuma oportunidade!Estas são algumas das melhores promoções que selecionámos para ti: