Microsoft obtém licença para continuar a negociar com a Huawei

Bruno Coelho
Comentar

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos aprovou o pedido de licença da Microsoft para a continuidade dos negócios com a Huawei. Isto significa que a Microsoft pode atuar como antes com a empresa chinesa.

Segundo confirmou um porta-voz da Microsoft à Reuters, a Microsoft está autorizada a exportar software em massa para a Huawei. Embora não hajam detalhes do que a licença permite, a Microsoft estará apta para negociar os seus produtos livremente com a fabricante chinesa a partir de agora.

Portáteis da linha Matebook estão a salva com esta licença

Estas são boas notícias para o desenvolvimento de produtos como a linha de portáteis Matebook da Huawei. De recordar que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos tinha prometido em julho dar licenças especiais a quem quisesse continuar a negociar com a Huawei.

A condição é que os componentes ou software que sejam negociados “não sejam uma ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos”. Espera-se que em breve mais empresas americanas possam também receber este tipo de licença.

Espera-se que a Google também obtenha esta licença

A mais mediática de todas elas é a Google. Os smartphones são uma das grandes caras da Huawei enquanto marca, e poder continuar a negociar com a Google é algo que será visto como uma das prioridades.

Para bem do mercado, espera-se que este seja apenas o primeiro passo para uma solução que agrade a todas as partes. Pelo que cresceu nos últimos anos, a Huawei é uma marca que faz falta ao mercado mobile, e claro, com serviços Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Honor V30 vai chegar já com o Android 10, confirma teste de performance
  • Huawei MatePad Pro. Rival do iPad Pro dá nas vistas em vídeo oficial
  • Huawei poderá lançar smartphone com câmara rotativa. Mas o design não convence!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt