Microsoft lançou uma IA @Taytweets mas revelou-se "racista e vulgar" e foi posta a dormir

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A inteligência artificial revelou-se um pouco mais complexa do que até aqui parecia. Até agora os nossos smartphones utilizam um assistente de voz que é desenhado para executar as tarefas solicitas, no entanto, o objectivo é criar um "robô" que aprenda connosco, que consiga desenvolver o seu conhecimento com o que já existe.

A isto se chama Inteligência Artificial (IA) e embora ainda nos falte uns anos de aprendizagem as empresas tecnológicas continuam a arriscar.

A Microsoft apresentou ao mundo ontem a sua IA Tay, com o nome de @TayTweets na rede social do pássaro azul, mas a coisa aparentemente não correu assim muito bem. A Inteligência Artificial começou a maltratar os seguidores com comentários racistas a antissemitas.

A Microsoft rapidamente tirou a ficha à sua IA, pelo menos temporariamente, com o Tweet informando que foi um longo dia que estava na hora de ir para a cama!

Isto é mais um motivo para aqueles que tem medo da futura Inteligência Artificial e acreditam num possível Ex-Machina, se questionarem novamente sobre o que andamos a fazer ao nosso planeta e à nossa humanidade.

Talvez queiras ver:

  • Apple iPhone 6 Plus vs Oukitel K4000 Pro: Duelo de Autonomia
  • Sony trará antigos jogos PlayStation para os nossos smartphones
  • Huawei P9 Lite: Novas imagens mostram um equipamento elegante e em metal!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.