Microsoft lança portátil Surface SE com preço acessível (vídeo)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

E a surpresa confirmou-se. No evento de apresentação do Windows 11 SE, a Microsoft anunciou também o seu novo laptop Surface SE.

Apostada em competir com os portáteis Chrome OS, a gigante norte-americana lançou o seu novo portátil com o preço bastante competitivo de 215 euros.

Primeiro Surface em sete anos com um ecrã 16:9

Especulava-se de que a Microsoft poderia preparar uma surpresa para o evento de apresentação do sistema operativo Windows 11 SE e eis que as especulações se confirmaram com a empresa a anunciar oficialmente o novo Surface SE.

Com este lançamento, a Microsoft pretende destronar os portáteis Chrome OS mais acessíveis e, por essa razão, o Surface SE chega ao mercado com o preço competitivo de aproximadamente 215 euros.

No que respeita às especificações, o novo laptop está equipado com um ecrã de 11,6 polegadas com uma resolução de 1366x768 pixéis, o que pode ser uma desilusão para alguns utilizadores, mas tendo em conta o seu custo, melhor não seria de esperar.

Este é também o primeiro Surface, em sete anos, a apresentar uma relação de aspeto de 16:9, uma vez que desde 2014 que a marca integra na sua série Surface ecrãs 3:2. Já a alimentar o novo laptop está um processador Intel Celeron N4020 ou N4120 emparelhado com 4 GB ou 8 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento eMMC.

Por sua vez, a câmara frontal inclui suporte a 720p, o que é uma boa notícia para quem tem muitas videoconferências. O Surface SE integra também uma porta USB Tipo-A, uma porta USB Tipo-C e uma entrada de áudio de 3,5 milímetros. Saliente-se que este modelo é o primeiro Surface que não inclui a porta magnética de carregamento da marca.

Bateria, ecrã, teclado e motherboard podem ser substituídos no Surface SE

Mas se pelas especificações incluídas, restassem ainda dúvidas de que a Microsoft está a direcionar este modelo para os estudantes, a próxima característica confirma o público-alvo bem definido.

A Microsoft vai permitir que as escolas substituam componentes dentro do novo Surface SE e, para isso, o laptop inclui parafusos facilmente removíveis que possibilitam a substituição de ecrã, bateria, teclado e motherboard.

Esta é, aliás, uma característica que podemos vir a encontrar nos próximos modelos da série Surface, uma vez que a Microsoft comprometeu-se a tornar os seus equipamentos mais fáceis de reparar até ao final do ano de 2022.

O Microsoft Surface SE estará disponível no início de 2022 nos Estados Unidos da América, Canadá, Japão e Canadá por um custo aproximado de 215 euros, na versão de 4 GB de RAM e 64 de armazenamento. Já o modelo de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento terá um preço de cerca de 280 euros.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO Pad chega em breve para desafiar o tablet Xiaomi Pad 5
  • Microsoft anuncia o Windows 11 SE que não será para todos
  • Samsung terá o primeiro tablet Android com chip Snapdragon 898
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt