Home Gaming

Microsoft já apresentou as características da XBox Project Scorpio

Tudo o que já sabemos sobre a próxima XBox da Microsoft !

Se estavas curioso quanto às especificações e capacidades da próxima consola da Microsoft, a XBox Project Scorpio então este artigo é para ti! Tal como prometido, a Microsoft revelou as especificações e características finais da sua próximo consola. Numa série de artigos e vídeos a Eurogamer (fonte) dá-nos a o futuro dos jogos para consola. Está na hora de conheceres as capacidades da consola de próxima geração, a XBox Project Scorpio .

Graças aos artigos avançados pela Eurogamer e pelos vídeos da Digital Foundry já temos todas as especificações da próxima consola para a tua sala de estar. Escusado será dizer que será um autêntico “Monstro” de processamento. A Project Scorpio terá um processador com 8 núcleos de processamento (x86) com velocidades de 2.3Ghz, para além de uma gráfica (GPU a 1172MHz) concebida de raíz para a nova XBox.

   

Quão potente é a Project Scorpio?

Com uma “velocidade de clock sem precedentes”, de acordo com a Eurogamer, com 12GB de memória GDDR5 RAM e 1TB de armazenamento em disco rígido (HDD) de 2.5 polegadas, os jogadores terão um incrível poder de processamento na sua nova consola. Terá ainda uma drive Blue-ray para lidar com todos os conteúdos na resolução 4K Ultra-HD (UHD).

A PlayStation 4 Pro já tem uma rival à altura! Eis uma comparação sucinta das especificações técnicas:

Especificações Project Scorpio Xbox One S PS4 Pro
Processador 8 núcleos x86 a 2.3GHz 8 núcleos Jaguar a 1.75GHz 8 núcleos  Jaguar a 2.1GHz
Gráfica 40 unidades de processamento a 1172MHz 12 unidades de processamento GCN a 853MHz (Xbox One S – 914MHz) 36 unidades de processamento GCN a 911MHz
Memória 12GB GDDR5 8GB DDR3/32MB ESRAM 8GB GDDR5
Largura de banda da memória 326GB/s DDR3: 68GB/s, ESRAM máximo de 204GB/s (Xbox One S – 219GB/s) 218GB/s
Armazenamento 1TB 2.5 polegadas 500GB/1TB/2TB 2.5 polegadas 1TB 2.5-polegadas
Drive óptica 4K UHD Blu-ray Blu-ray (Xbox One S – 4K UHD) Blu-ray

O que significa isto a nível de Gaming?

Microsoft Project Scorpio
Crédito: Microsoft

Jogos a 60 fps (frames por segundo) na resolução 4K (Ultra-HD). Durante a breve apresentação à Eurogamer Digital Foundryi, vimos uma demonstração do Forza Motorsport com este padrão de qualidade (4K a 60fps). Isto não significa que todos os títulos para a Project Scorpio corram nesta configuração, ou que mesmo este título seja sempre tão fluído nesta bruta resolução. Contudo, é uma promessa, é um vislumbre do futuro e uma promessa séria por parte da Microsoft. A Project Scorpio promete dar que falar e não, não será um mero upscaling  para 4K Ultra-HD.

Algo que a PlayStation 4 Pro não consegue proporcionar, um verdadeiro 4K ( e não apenas um upscaling para 4K). Se a Project Scorpio conseguir proporcionar isso mesmo, uma experiência de jogo fluída em 4K, ultrapassará a concorrência e isto poderá convencer alguns gamers a mudar de lado e abandonar a Sony.

Mais ainda, a nova XBox Project Scorpio terá uma fonte de alimentação interna como, por exemplo, a XBox One S. Terá ainda suporta para Dolby Atmos e um formato próprio, HRTF, desenvolvido pela equipa Microsoft Hololens.

Data de chegada e preço da Project Scorpio

A XBox Project Scorpio terá suporte para dispositivos e jogos que explorem o mundo da Realidade Virtual. Contudo, a Microsoft não levantou totalmente o véu no que toca à RV, prometendo mais novidades para o próximo mês de junho por alturas da E3.

Ainda não temos informações quanto ao preço da XBox Project Scorpio apesar da Digital Foundry ter apontado $499 dólares como valor provável para a próxima consola da Microsoft. Valor que deverá ter conversão direta para euros (€).

A primeira referência à XBox Project Scorpio foi no ano passado na última E3. Para a Microsoft esta será a consola mais potente da história, eclipsando todas as ofertas e concorrentes actuais. Na altura a Microsoft apresentou a XBox One S, uma consola bem potente e já preparada para reprodução de conteúdos em HDR. A Xbox One S tem a capacidade de apresentar conteúdos HDR. No entanto, para desfrutar das cores vibrantes proporcionadas pelo HDR, tem de possuir uma TV 4K que suporte HDR.

Contudo, ao falar tão apaixonadamente no produto que já estavam a preparar para substituir o produto que estavam a apresentar…escusado será dizer que não foi boa estratégia de marketing. Junho será um mês repleto de novidades para a comunidade Gamer e a E3 será o palco a acompanhar!

Outros assuntos relevantes:

LG finalmente começa a distribuição global do LG G6

Motorola Moto Z de 2017 já tem nome e lógotipo associados

Android O poderá ativar o Wi-Fi automaticamente perto de redes conhecidas

Viatheverge
Fonteeurogamer
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).