Microsoft Home Hub quer tornar o nosso PC ainda mais familiar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As inteligências artificiais têm vindo a ser a base para muitos dos novos gadgets que têm sido apresentados nos últimos tempos. Vejamos, por exemplo, os casos do Google Home ou do Amazon Echo, que transportam estes assistentes para a nossa casa. No contexto de tudo isto, começaram a surgir alguns rumores de que a Microsoft estaria para lançar o seu próprio gadget de Inteligência Artificial, com a designação de Home Hub e que até poderia ser apresentado juntamente com o novo Surface Studio.

Vê também: Microsoft prepara a chegeda da Unified Update Platform aos PC´s com Windows 10

Claramente tal não se veio a verificar e não muito tempo depois do último evento de hardware da Microsoft, os rumores mudaram de direção e começaram então a apontar para um novo software com base na Cortana, e que será capaz de correr em qualquer PC com Windows 10. Graças ao Windows Central, ficamos agora a saber que o Home Hub será efetivamente uma nova funcionalidade para o Windows 10 que tornará o teu PC mais familiar.

Quero com isto dizer que este novo Home Hub irá modificar consideravelmente a forma como encaramos, nos dias de hoje, as contas de utilizadores nos sistemas operativos. Hoje em dia cada conta está, normalmente, atribuída a um único individuo, com funcionalidades e privilégios definidos consoante o tipo de utilizador.

Com o Home Hub, será possível definir um conta familiar, tornando assim acessível a todos os residentes de tua casa o acesso a um certo conjunto de funcionalidades. Coisas com o calendário, as notas ou aplicações específicas poderão assim ficar acessíveis a qualquer um sem a necessidade de fazer login em qualquer conta, diretamente do ecrã de bloqueio do Windows 10, algo ao género do que podes ver na imagem anterior.

Outro dado interessante neste Home Hub é a presença da Cortana, que estará constantemente à escuta e à espera que lhe dês "algum trabalho". Certamente reparas-te que os limites da Cortana, na imagem anterior, estão amarelados ao invés do habitual azul. Será desta forma que poderás diferenciar se estás na presença de uma conta partilhada ou numa convencional.

O mesmo relatório agora divulgado pelo Windows Central afirma ainda que o novo Home Hub será desenhado com maior foco para funcionar em equipamentos all-in-one, com ecrãs táteis e de preferência espalhados pela casa. Visto que nos dias de hoje já quase todos temos o nosso próprio dispositivo, seja ele PC, tablet ou smartphone, tal poderá ser um fator contra uma maior adoção desta nova ferramenta.

O novo Home Hub será parte integrante do Windows 10 e será disponibilizado faseadamente, o que deixa a antever que estará em constante desenvolvimento. O seu lançamento oficial será aquando da disponibilização do próximo Creators Update, que chegará já no inicio do próximo ano, e deverá continuar a ser ainda parte integrante dos futuros Redstone 3 e 4 a chegar em finais de 2017 e 2018, respetivamente.

Talvez queiras ver:

Rumor diz que Surface Pro 5 terá inúmeras melhorias

Apple: Já sabemos qual é a causa dos problemas na bateria dos iPhone 6s

D€AL: aproveita os descontos imediatos em smartphones, portáteis, smartwatches e outros produtos tecnológicos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.