Microsoft focada em implementar IA nos jogos já está a traçar o caminho

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Inteligência Artificial (IA) pode, um dia, revolucionar a indústria de jogos. E a Microsoft já percebeu isso e parece estar dando os primeiros passos na direção de aplicar a tecnologia no desenvolvimento dos seus jogos. A empresa está efetivamente à procura de especialistas em IA para a sua divisão de jogos.

"Oportunidades para novas experiências de jogadores"

microsoft IA games
Imagem: edição de Shutterstock / vfhnb12

Segundo informações da página Windows Latest, a Microsoft fez um anúncio recente para uma vaga de trabalho intitulada “Diretor Sénior, Ciências Aplicadas, IA de Jogos”. A descrição do trabalho destaca:

Esta função irá gerir uma equipa de cientistas de dados que desenvolvem novos modelos básicos e de deep learning para atender às necessidades dos jogos. A função conectará equipas de estúdios de jogos e serviços de plataforma, co-criando oportunidades para novas experiências de jogadores com desenvolvimentos em IA e machine learning, para dar vida à próxima geração de experiências de plataforma e jogos.

As informações não são muitas, mas já abrem espaço para algumas suposições que parecem fazer sentido. O anúncio menciona, por exemplo, “equipas em estúdios de jogos”. Logo, a expetativa é de que a Activision Blizzard pode ser um dos estúdios a terem implantação de IA.

Como pode a IA impactar os jogos?

Outro ponto que não ficou claro no anúncio é sobre como a IA será utilizada no desenvolvimento dos jogos e como poderá proporcionar essa nova experiência aos jogadores. Contudo, uma boa suposição seria a criação de NPCs (personagens não jogáveis, na sigla em inglês) alimentados por IA. A Nvidia, inclusive, está a fazer algo semelhante com a sua tecnologia de desenvolvimento de jogos.

A geração de conteúdo dinâmico para os jogadores e que responda às suas escolhas no jogo também poderia ser uma opção. Ainda não há previsão para lançamento de jogos com IA integrada.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.