A Microsoft declara o fim do suporte oficial ao Windows Vista

David Ventura
David Ventura
Tempo de leitura: 1 min.

O Windows Vista foi lançado a 30 de Janeiro de 2007. Tratou-se da sexta versão do sistema operativo mais usado em todo o mundo, e a sua missão era audaz, continuar o legado do bem sucedido Windows XP.

As principais funções e inovações foi a introdução de uma interface mais limpa, moderna e a apelativa. A interface Aero ou Aero Glass, tornou a barra de tarefas com um aspecto espelhado com um painel de acesso rápido a funções úteis, situado à direita do ecrã.

Vê também: Windows 10 Cloud deverá ser a estrela do próximo evento da Microsoft

O Windows Vista foi um esforço da Microsoft para se reinventar. Ele tinha 6 versões disponíveis para o utilizador em arquitectura de 32-bit (x86) ou de 64-bit (x64):

  • Vista Starter Edition - apenas em 32-bit;
  • Vista Home Basic;
  • Vista Home Premium;
  • Vista Business;
  • Vista Enterpise;
  • Vista Ultimate;

Não foi de todo o sistema operativo mais fiável e as queixas dos seus usuários eram bastantes. Em comparação com o Windows XP, o Vista era mais pesado e exigia mais pelo hardware do que o XP.

Naquela altura, a Microsoft passava por uma crise interna e a sua teimosia reflectiu-se no pouco sucesso do Windows Vista. Relembro que em 2007 tinha sido lançado o primeiro iPhone, que viria a revolucionar o mundo dos smartphones, até aí uma utopia.

Contudo, a Microsoft recuperou e parece ter entrado nos eixos. O Windows 10 é um sistema operativo estável, com boas prospectivas de melhoria, assim como de integração com vários dispositivos móveis.

Hasta la Vista, Windows Vista!

O fim do suporte oficial foi declarado pela Microsoft, o que significa que os usuários deste sistema operativo que queiram continuar a beneficiar dos updates de segurança e correcção de erros deverão actualizar as suas máquinas para um sistema operativo mais recente.

E tu? Qual é a tua pior ou melhor recordação do Windows Vista?

Mais assuntos Windows

Huawei está a desenvolver três novos MateBook com Windows 10

As 5 maiores novidades da Creators Update para Windows 10

Nvidia lança driver compatível com a atualização Creators do Windows 10