Windows 11 deixa de permitir configuração sem conta Microsoft
A Microsoft voltou a apertar as regras do Windows 11: com as novas versões, já não será possível configurar o sistema sem iniciar sessão com uma conta Microsoft e ligação à internet. Todos os métodos conhecidos para criar contas locais foram bloqueados.
Para quem, como nós na Europa, prefere não criar uma conta online, ainda há uma alternativa: continuar no Windows 10, gratuito, por mais um ano.
Configuração com conta local está praticamente eliminada
A mudança foi detetada na build 26220.6772 (KB5065797) do programa Windows Insider, lançada a 6 de outubro.
Segundo a Microsoft, a decisão surge porque alguns dos truques usados para contornar o login “ignoravam inadvertidamente ecrãs críticos de configuração”, podendo deixar o dispositivo incompleto ou sem ajustes essenciais.
O Canaltech confirma que a empresa removeu definitivamente comandos como o start ms-cxh:localonly
, que funcionava como alternativa para instalar o sistema com uma conta local, e o antigo bypassnro.cmd
, eliminado em março.
Em comunicado, a Microsoft explicou que, ao eliminar estes atalhos, pretende garantir que cada instalação do Windows 11 seja feita “com ligação à internet e uma conta Microsoft ativa, assegurando uma configuração completa e segura”.
Conta Microsoft passa a ser obrigatória
Segundo a gigante tecnológica, todos os utilizadores de Windows 11 terão de completar a configuração com uma conta Microsoft e uma ligação à internet.
Com isto, a Microsoft quer garantir que o dispositivo “fica totalmente configurado e sincronizado” com serviços como o OneDrive, a Microsoft Store e as definições na cloud.
Ainda é possível criar uma conta local, mas apenas através de instalações personalizadas avançadas, que exigem editar a imagem do Windows antes da instalação. É uma opção apenas para utilizadores experientes, já que exige ferramentas específicas e alguns conhecimentos técnicos.
Restrições cada vez mais apertadas
Esta não é a primeira vez que a Microsoft limita a instalação sem internet. No início do ano, a empresa já tinha bloqueado a configuração offline com dispositivos USB, e agora o controlo é quase total.
Ao mesmo tempo, a marca reforça a mensagem de que uma conta Microsoft e ligação à internet "não são negociáveis”durante a experiência de configuração (OOBE).