Microsoft Edge surpreende tudo e todos! Mas continua (muito) longe do Google Chrome

Vitor Urbano
1 comentário

A Microsoft decidiu há algum tempo abandonar finalmente o desastre que eram os seus browsers, apostando finalmente numa nova versão que tinha como base o Chromium (criado pela Google). Não há dúvida que o Internet Explorer e o próprio Microsoft Edge sempre se apresentaram como grandes manchas na popularidade do Windows/Microsoft.

No entanto, a empresa prometeu uma experiência de utilização totalmente renovada com a nova versão do seu browser e parece que cumpriram com o prometido. Depois de ter sido lançado oficialmente há três meses, os resultados estão à vista. De acordo com dados revelados pela NetMarketShare, o novo Microsoft Edge já se tornou até mais utilizado que o popular FireFox.

Google Chrome Microsoft Edge browser

Microsoft Edge continua a conquistar fãs, mas o Google Chrome continua a ser o "Rei"

Obviamente que estes resultados são referentes a PC's e computadores portáteis, uma vez que em smartphones os browsers mais populares são o Chrome e o Safari.

Finalmente, a estratégia de lançamento e marketing implementada pela Microsoft resultou num impacto muito positivo na adoção do seu novo browser. Durante apenas três meses, conseguiu recuperar de uma posição que o colocava fora do pódio, diretamente para a "medalha de prata".

Agora, o Microsoft Edge é o segundo browser mais utilizado em PC/Portátil com uma quota de 7,59%, seguido pelo FireFox que mantém uma quota de 7,19%. O "Rei dos Browsers" continua a ser o Google Chrome, que conta com uma esmagadora quota de mercado de 68,50%.

Microsoft Edge FireFox

Adoção do Chromium foi a "arma secreta" da Microsoft

É verdade que demorar demasiado tempo a tomar esta decisão, mas acabou por se revelar a mais acertada durante os últimos anos, pelo menos no que respeita aos seus browsers.

Assim que a Microsoft revelou oficialmente que iriam criar um Edge com base no Chromium da Google, rapidamente se percebeu que os utilizadores iriam querer experimentar este novo browser. A nova versão apresenta-se muito mais rápida, apresenta várias funcionalidades de segurança e privacidade, além de permitir selecionar a Google como motor de busca padrão.

Ainda que seja virtualmente impossível algum dos browsers vir a ameaçar o domínio do Google Chrome, tudo indica que o novo Microsoft Edge poderá continuar a cimentar a sua segunda posição.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.