A Microsoft decidiu há algum tempo abandonar finalmente o desastre que eram os seus browsers, apostando finalmente numa nova versão que tinha como base o Chromium (criado pela Google). Não há dúvida que o Internet Explorer e o próprio Microsoft Edge sempre se apresentaram como grandes manchas na popularidade do Windows/Microsoft.
No entanto, a empresa prometeu uma experiência de utilização totalmente renovada com a nova versão do seu browser e parece que cumpriram com o prometido. Depois de ter sido lançado oficialmente há três meses, os resultados estão à vista. De acordo com dados revelados pela NetMarketShare, o novo Microsoft Edge já se tornou até mais utilizado que o popular FireFox.
Microsoft Edge continua a conquistar fãs, mas o Google Chrome continua a ser o "Rei"
Obviamente que estes resultados são referentes a PC's e computadores portáteis, uma vez que em smartphones os browsers mais populares são o Chrome e o Safari.
Finalmente, a estratégia de lançamento e marketing implementada pela Microsoft resultou num impacto muito positivo na adoção do seu novo browser. Durante apenas três meses, conseguiu recuperar de uma posição que o colocava fora do pódio, diretamente para a "medalha de prata".
Agora, o Microsoft Edge é o segundo browser mais utilizado em PC/Portátil com uma quota de 7,59%, seguido pelo FireFox que mantém uma quota de 7,19%. O "Rei dos Browsers" continua a ser o Google Chrome, que conta com uma esmagadora quota de mercado de 68,50%.
Adoção do Chromium foi a "arma secreta" da Microsoft
É verdade que demorar demasiado tempo a tomar esta decisão, mas acabou por se revelar a mais acertada durante os últimos anos, pelo menos no que respeita aos seus browsers.
Assim que a Microsoft revelou oficialmente que iriam criar um Edge com base no Chromium da Google, rapidamente se percebeu que os utilizadores iriam querer experimentar este novo browser. A nova versão apresenta-se muito mais rápida, apresenta várias funcionalidades de segurança e privacidade, além de permitir selecionar a Google como motor de busca padrão.
Ainda que seja virtualmente impossível algum dos browsers vir a ameaçar o domínio do Google Chrome, tudo indica que o novo Microsoft Edge poderá continuar a cimentar a sua segunda posição.
Editores 4gnews recomendam:
- Patente da Microsoft mostra-nos o possível sucessor do Surface Duo
- Microsoft dá um "gostinho" da nova interface do Windows 10
- Bill Gates diz o definitivo adeus à Microsoft!