Alguns documentos de suporte partilhados na página oficial da Microsoft revelam uma excelente novidade para o Microsoft Edge. Em breve, este browser receberá a sua própria VPN.
O novo serviço será designado de Microsoft Edge Secure Network, oferecendo aos utilizadores um meio mais seguro para navegar na internet. A data da sua disponibilização para o público ainda não está definida.
Microsoft Edge vai oferecer um serviço de VPN aos seus utilizadores
Uma VPN é uma Rede Privada Virtual que confere aos utilizadores um meio seguro e privado para navegar pela internet. Todos os dados de navegação passam por um canal encriptado, ficando assim longe do conhecimento de hackers e do fornecedor de serviço de internet.
A proposta que a Microsoft incluirá no seu browser Edge será suportada pela Cloudflare. Trata-se de um dos mais populares e fiáveis fornecedores de DNS no mundo, focando-se na oferta de um canal de navegação seguro para todos os seus utilizadores.
Pese embora a Microsoft não apelide o seu novo serviço como uma VPN, o seu funcionamento seguirá as mesmas regras. Conforme a própria Microsoft, esta oferta visa oferecer aos seus utilizadores um túnel encriptado pelo qual passará todo o seu tráfego.
Isto significa que qualquer endereço a que o utilizador aceda estará protegido e longe dos olhares indiscretos e maliciosos dos hackers. Ademais, eliminará qualquer probabilidade de seres monitorizado online.
À primeira vista, este serviço não aparenta seguir as mesmas linhas da oferta do Opera, por exemplo. Todavia, o objetivo da Microsoft será fornecer aos seus utilizadores um canal seguro, onde poderão navegar sem preocupações com terceiros.
A Microsoft Edge Secure Network será totalmente gratuita para todos os utilizadores deste browser. Ele estará integrado no browser e poderá ser ativado sempre que o utilizador o desejar, sem quaisquer custos.
Este serviço está ainda em fase de testes junto alguns utilizadores do Edge Canary. Em breve, deverá ser disponibilizado a todos os utilizadores, ainda que nenhum calendário tenha sido revelado.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Chrome para Android pode ganhar funcionalidade muito útil
- Google baniu 1,2 milhões de aplicações na Play Store
- Qualcomm poderá responder tarde demais aos processadores M1 da Apple