Numa tentativa de aumentar o seu apelo para os utilizadores, a Microsoft lançou várias melhorias para o Edge. Estas melhorias focam-se sobretudo no seu desempenho para que o mesmo seja mais rápido nas suas tarefas.
Este aumento de desempenho foi aplicado na versão 132 do Edge. As melhorias aplicadas pela Microsoft afetaram sobretudo o tempo de abertura da pasta de downloads, do histórico e até da experiência do novo separador inPrivate.
Microsoft afirma que o Edge está 40% mais rápido
As melhorias aplicadas com a atualização em causa trouxeram um aumento de desempenho a rondar os 40% em vários elementos do browser, segundo a Microsoft. Com efeito, a empresa espera que os utilizadores sintam que o Edge está mais rápido.
Este aumento de desempenho justifica-se com a migração para a WebUI 2.0. A transição do Edge para esta arquitetura começou em maio de 2024 e vê agora esse processo concluído com a sua disponibilização para o público.
A Microsoft explicou como a migração para o WebUI 2.0 permite o aumento de desempenho do Edge. De forma sucinta, esta arquitetura reduz o número de código que o browser tem de executar na realização de algumas tarefas.
Importa ainda referir a natureza modular da WebUI 2.0. Graças a este detalhe, é também reduzido o tempo necessário para a inicialização de alguns elementos da interface do Edge.
Um desses exemplos pode ser observado no vídeo acima, divulgado pela própria Microsoft. Nele podemos ver o tempo que o Edge leva a abrir a pasta de downloads em ambas as arquiteturas. Com a migração para a WebUI 2.0 verifica-se uma redução 54% no tempo necessário para tal.
Todos os sistemas sentirão este aumento de desempenho aplicado no Edge. Ainda assim, serão os computadores ainda com discos HDD a sentir mais esta redução.
Será isto suficiente para o Edge ganhar mais quota de mercado?
É difícil responder já a esta questão, mas certamente é esse o intuito da Microsoft. O Chrome continua a ser líder incontestado neste mercado e a gigante do software espera que as novidades implementadas no Edge possam reduzir essa diferença.
A Microsoft acredita que a perceção do utilizador da rapidez da interface do browser é essencial. É precisamente por este ângulo que a empresa começa a sua contenda na tentativa de chamar mais utilizadores para o Edge.