Microsoft disponibiliza a primeira Windows 11 Insider Preview

Rui Bacelar
Comentar

Já podem experimentar o novo Windows 11 da Microsoft. A todos os interessados em testar a mais recente iteração do sistema operativo, já o podem fazer através do programa Insiders Program, carecendo este de inscrição prévia.

Mais concretamente, a Microsoft disponibilizou hoje (29) a build 22000.51 que contém grande parte do Windows 11. Carece, contudo, da integração com o Microsoft Teams e tampouco estão disponíveis as aplicações Android através da respetiva Store.

Já podem experimentar o Windows 11 da Microsoft

Microsoft Windows 11
Aspeto geral do menu das definições de energia no Windows 11. Crédito: Microsoft

O anúncio da distribuição foi feito há escassos momentos através do blog oficial da Microsoft onde a tecnológica listou várias das novidades gerais do sistema. Fez saber, contudo, que várias das melhorias chegarão em ocasião posterior.

Importa assim frisar que estamos perante uma versão de testes. Isto é, uma compilação de pré-visualização, dedicada aos programadores mas também disponíveis para os curiosos e entusiastas Windows que a queiram instalar nos respetivos PC's.

Entre as novidades que podem encontrar nesta primeira Insider Preview consta o reformulado menu das definições (acima). É também visível uma barra, na esquerda, com as várias pastas e menus para facilitar a navegação entre as novas adições.

Temos também um Explorador de Ficheiros renovado, quatro novos Temas que podemos aplicar ao sistema - Glow, Captured Motion, Sunrise e Flow - além de novos efeitos sonoros condizentes.

O novo Windows 11 providencia uma rica experiência sensorial

Com efeito, o impacto visual e sonoro estará entre as primeiras mudanças sentidas. O utilizador pode aceder ao novo Centro de Notificações e às Definições Rápidas através dos atalhos Win + N e Win + A, respetivamente para maior agilidade.

Entre as novidades já presentes nesta Insider Preview contam-se os Snap Groups e os Snap Layouts. Estas são duas novas opções que nos dão pré-visualizações de uma janela e respetivos conteúdos ao passar o botão do rato por cima do ícone da mesma.

Microsoft Windows 11

Esta é uma das novidades que nos permite agrupar, por exemplo, várias janelas e, em seguida, encontrar aquilo que procuramos. A Microsoft criou esta opção para quem mais trabalha no PC e quer manter o fluxo de trabalho organizado.

Igualmente presente nesta primeira Insider Preview está o primeiro olhar ao Microsoft Office já concebido para o Windows 11. Vemos aqui os cantos arredondados em todas as janelas e toda a linguagem de design condizente.

Vale ainda frisar que há uma versão 64-bit do Office disponível para os utilizadores ARM que também queiram experimentar já a nova versão.

Qualquer interessado pode instalar a Insider Preview do Windows 11

Por outro lado, advertimos para o facto de esta ser uma compilação beta, não estando, por isso, acabada e perfeitamente estável. A quem usa um só computador para todo o seu trabalho diário, pode não ser a melhor ideia instalar esta compilação.

Por fim, já temos uma boa ideia de quando será disponibilizada a versão estável, para todos os utilizadores. Podem saber mais na notícia prévia na 4gnews.

Até lá, bons testes ao novo Windows!

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.