Microsoft deve seguir as pisadas da Apple nos próximos Surface

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma nova oferta de emprego publicada pela Microsoft dá-nos uma pista importante sobre o futuro dos dispositivos Surface. O anúncio indicia que a empresa americana prepara o desenvolvimento de um processador próprio, tal como a Apple

A ideia será seguir o exemplo da Apple com o lançamento do M1. Um chip produzido internamente para incluir nos seus portáteis e assim aumentar a sua independência de fornecedores terceiros, como a Intel.

Microsoft quer desenvolver um SoC semelhante ao M1 da Apple

No anúncio publicado pela Microsoft, a empresa sediada em Redmond procura um "arquiteto de SoC". Estão à procura de alguém que consiga definir "os recursos e capacidades do SoC usado em dispositivos Surface".

Esta descrição da vaga é bastante explícita da intenção da Microsoft. A gigante tecnológica quer enveredar pelo desenvolvimento de um processador próprio capaz de ser aplicado na linha Surface.

Deste modo, a Microsoft seria mais independente no desenvolvimento da sua linha de portáteis e dispositivos híbridos. Tal como aconteceu com a Apple, este caminho potenciaria a conceção de um chip mais eficiente para os seus produtos.

Atualmente, a Microsoft tem na Intel a parceira de eleição para o fornecimento dos processadores da linha Surface. Porém, isto limita as opções de design da empresa, pois os seus equipamentos têm de ser desenhados para acomodar um processador específico.

Com um SoC próprio, a Microsoft conseguiria desenvolver um processador menor, podendo mesmo libertar alguns dos seus produtos das tradicionais ventoinhas. Consequentemente, conseguiria desenvolver computadores ainda mais elegantes.

Importa, no entanto, frisar que este anúncio não garante que a Microsoft transite para um processador próprio. É apenas a confirmação de que a empresa está, pelo menos, a explorar a ideia.

Ainda assim, abre-se a porta para que o futuro da linha Surface passe por aqui. É um futuro promissor e plausível, até porque a Microsoft já lançou o Surface Pro X com um processador ARM.

Editores 4gnews recomendam:

  • Windows 11: imagens revelam mais sobre funcionamento das apps Android
  • Apple Watch Series 7 já à venda com listas de espera de um mês. Portugal incluído
  • Microsoft vai fechar a rede profissional LinkedIn neste país
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.