Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Microsoft deixa alerta urgente a utilizadores do Windows 10

Windows 10 perde suporte Secure Boot em junho. Há solução temporária gratuita para quem está em Portugal.

Microsoft deixa alerta urgente a utilizadores do Windows 10
(Imagem de fundo: EVG Kowalievska/ Pexels. Edição/ 4gnews)

A Microsoft voltou a alertar para um problema que afeta milhões de utilizadores do Windows 10: a expiração dos certificados de software ligados à funcionalidade Secure Boot (Arranque Seguro), prevista para o final de junho.

O Arranque Seguro foi introduzido em 2011, com o Windows 8, para impedir que código malicioso seja carregado durante o arranque do computador. Este recurso garante que apenas software fiável seja executado na fase de arranque, bloqueando ameaças conhecidas como “malware pré-arranque”.

Como explica a PCMag, o problema é quetodos os dispositivos Windows utilizam o mesmo conjunto de certificados da Microsoft, emitidos em 2011, que agora estão prestes a expirar. Para evitar impactos, a empresa começou a distribuir novos certificados através das atualizações mensais do Windows.

No caso do Windows 11, a atualização ocorre automaticamente, sem necessidade de ação adicional por parte do utilizador. Além disso, fabricantes de PCs já passaram a incluir certificados atualizados em dispositivos mais recentes, especialmente modelos produzidos a partir de 2024.

No entanto, a situação é mais delicada para quem ainda utiliza o Windows 10, que deixou de receber suporte oficial no final do ano passado. Sem atualizações regulares, estes computadores ficam mais vulneráveis a ameaças.

Como continuar seguro com o Windows 10?

A Microsoft oferece uma alternativa até 13 de outubro de 2026 através do programa Atualizações de Segurança Estendidas (ESU), que é uma solução totalmente gratuita para utilizadores da Europa. Apenas dispositivos inscritos no ESU continuarão a receber os novos certificados do Arranque Seguro.

Segundo a empresa, um PC que não receber os novos certificados continuará a funcionar normalmente, mas entrará num “estado de segurança degradado”, limitando a capacidade de receber futuras proteções no nível de arranque.

Com o tempo, isto pode aumentar a exposição a vulnerabilidades e até gerar problemas de compatibilidade com sistemas aplicações mais recentes.

Microsoft deixa alerta urgente a utilizadores do Windows 10

Como aderir ao programa ESU

  1. Confirma se o teu PC está com a versão mais recente do Windows 10:

    • Abre as Definições do Windows 10;

    • Vai até “Atualizações e Segurança”;

    • Clica em “Procurar atualizações”;

    • Caso haja alguma atualização disponível, procede com a instalação.

  2. Para assegurar mais tempo de atualizações de segurança:

    • Localiza a secção “O suporte ao Windows terminou em 10 de outubro de 2025”;

    • Seleciona “Registar agora”;

    • Clica em “Avançar” e entra com a tua conta Microsoft;

    • Realiza uma cópia de segurança das tuas configurações;

    • No ecrã de elegibilidade, seleciona “Registar” para concluir a ativação do programa.

A solução definitiva: migrar para o Windows 11

Mesmo sem suporte oficial, o Windows 10 ainda representa 35,77% do mercado de desktops, contra 62,4% do Windows 11, segundo dados da Statcounter. Por isso, os utilizadores que ainda contam com a versão antiga do sistema operativo devem ficar atentos para não ficarem vulneráveis a riscos de segurança como o Secure Boot ou outros aspetos do SO que deixarão de ser atualizados.

Importa realçar que os PCs registados no ESU só receberão as atualizações de segurança até outubro de 2026. Portanto, o registo no programa ESU é uma solução temporária e, para se manterem seguros a longo prazo, a melhor alternativa para os utilizadores é atualizar o computador para o Windows 11.

Podes verificar se o teu computador é compatível com o Windows 11 com a ferramenta oficial da Microsoft PC Health Check, que verifica se o dispositivo cumpre os requisitos de hardware para a instalação do SO mais recente.

Se o teu PC atual não for compatível com o Windows 11, a indicação é comprar um novo dispositivo.

Para desktops, podes atualizar os componentes necessários para aderir aos requisitos do Windows 11, que geralmente requerem um processador mais recente (compatível com arquitetura de 64 bits) e, no mínimo, 4 GB de RAM.

Mas caso tenhas preferência por um portátil, o 4gnews conta com alguns guias que vão ajudar-te a encontrar o modelo ideal para ti. Espreita:

HP Ordenador portátil 15.6" FHD
HP portátil 15.6" FHD - AMD Ryzen 5-7520U, 16 GB RAM, 1TB SSD, AMD Radeon GraphicsAMD Ryzen 5 7520U, 16 GB RAM, 1 TB SSD, gráficos AMD Radeon, sem sistema
Oferta por tempo limitado
519,00 €Amazon
579,00 €-10%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.