Microsoft: as 10 melhores novidades da Fall Creators Update para o Windows 10

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 4 min.

A Fall Creators Update ficou hoje disponível para o Windows 10 da Microsoft e, ainda que não seja mais do que uma continuidade da atualização antecedente, não deixa por isso de ser um complô de novidades entusiasmantes.

Para além disso, algumas das supostas novidades apenas chegarão nos próximos meses, mas mesmo assim há, pelo menos, dez aspetos a destacar nesta Fall Creators Update, que são sem sombra de dúvidas, bastante bem-vindas.

Vê ainda: Xiaomi tem o objectivo mais ambicioso de sempre e já para 2017!

People

A barra de tarefas tornou-se mais amigável e social. É verdade, através dessa será possível contactar, por chamada ou mensagem, pessoas que estejam na barra de tarefas.

Por outro lado, uma das mais entusiasmantes funcionalidades é o facto de se poder copiar e colar conteúdo de uma forma muito simples, para as conversas que se detém com essas pessoas.

Microsoft Edge

O browser que ficou há pouco tempo disponível para o iOS) está ainda melhor com a Fall Creators Update. No Windows 10, poderá agora colocar-se os sites favoritos de cada um (como a 4gnews) na barra de tarefas, para que o acesso a esses seja imediato.

Microsoft Edge ficou melhor com a Fall Creators Update para o Windows 10!

Do mesmo modo, poderá tirar-se mais proveito de um ecrã, grande ou pequeno, na medida em que o comando clássico F11 resumirá a aplicação a ecrã inteiro. Por último, e pensando nos dispositivos que fazem uso de uma stylus, a Microsoft acabou por permitir que os utilizadores usassem a mesma na criação de notas, entre outros, nos ficheiros PDF.

Pen e Touch

Referenciando o Surface Pro, por exemplo, por ser o tablet da Microsoft, a empresa de Redmond acabou por fazer do uso do ecrã algo bem mais reconfortante, principalmente quando esses dispositivos são usados como tablets.

Isto é, uma área que, de facto, necessitava da atenção da Microsoft era o teclado virtual do Windows 10, que não era tão prático quanto se gostaria. Porém, com a nova sugestão de palavras e o modo de uma só mão, cujo layout é semelhante ao do antigo Windows Phone, toda a experiência de utilização poderá mudar.

E, finalmente, é possível usar a stylus como uma forma de fazer scroll nas várias páginas e menus em que o mesmo for necessário, algo muito aguardado e pouco percetível sobre o porquê de apenas acontecer agora.

Cortana

A Cortana, ainda que não disponível em português de Portugal, também não pode ser esquecida e, para quem usa um smartphone Android, não pode queixar-se. Afinal, mais do que nunca, a sincronização entre o smartphone e o PC, nas suas notificações, estão melhor que nunca.

Por outro lado, pela primeira vez, poderá desbloquear-se, reiniciar-se, desligar-se ou iniciar sessão usando a Cortana para tal, por via de comandos de voz.

Acessórios e outras melhorias a nível sonoro

Com a Fall Creators Update, a Microsoft acabou por permitir que, no Windows 10, seja relativamente simples alterar as definições sonoras das aplicações usadas, individualmente.

Ou seja, será possível controlar o volume das mesmas, independentemente, o que é bom para quando, por exemplo, se está ouvir música no Spotify enquanto se joga um jogo na aplicação da Xbox.

Emojis

Básico. Com este aspeto toda a gente contava. Os emojis são parte do dia-a-dia da maioria das pessoas ligadas tecnologicamente. Nem que seja através de reações bastante simples no Facebook ou noutras redes sociais.

Emojis que nunca mais acabam com a Fall Creators Update no Windows 10!

Dessa forma, e pelo facto da Microsoft ter noção disso mesmo, a empresa acabou por adicionar novos ícones à sua lista de emojis e permitir que seja feita uma busca por um em específico, escrevendo a sua reação.

OneDrive

A pasta “OneDrive” havia saído do “Explorador de Ficheiros” do Windows 10. Contudo, a empresa norte-americana acabou por trazê-la de volta com a Fall Creators Update e, com efeito, a gestão dos ficheiros sem Internet, ou seja, offline.

Windows Mixed Reality

Esta é a aposta da Microsoft para um mercado que representa parte do futuro, a par da Inteligência Artificial e da Realidade Aumentada, esta é a grande aposta que, na ideologia da Microsoft, junta a realidade atual com a realidade virtual.

O Mixed Reality foca-se nos jogos, aplicações e hologramas que, embora pouco representativos na Microsoft Store atualmente, rapidamente serão algo com que todos poderão entreter-se através do uso de hardware especializado, de marcas como a HP, Asus, Acer, Samsung, etc.

Fluent Design System

É algo que, muito provavelmente, já todos terão ouvido falar. E sim, este é o trunfo da empresa de Redmond para a sua mais recente atualização do Windows 10.

Como o nome indica, há, pela primeira vez em muito tempo, uma alteração que se pode dizer grande no layout do software da Microsoft e que será transversal a todo o Windows, incluindo nas aplicações para outras plataformas.

Esta é a maior benesse da nova versão do sistema da Microsoft!

As animações são diferentes, existe um maior efeito de profundidade entre os vários menus e, para além de tudo isso, uma elegância que será aprimorada ao longo dos próximos meses.

Gestor de Tarefas

Depois de, anteriormente, ter implementado na aplicação da “Bateria” quatro modos diferentes para a poupar, sendo que quanto mais se poupasse, mais se limitava o PC a tarefas mais exigentes, desta vez até o gestor de tarefas foi alterado.

Bem, alterado talvez seja uma palavra demasiado forte. Melhorado será a correta. Agora, e a pensar nos gamers, é possível perceber o que está a ser usado em termos de memória e GPU.

Outros assuntos relevantes:

xel 2

Redmi 4A está agora a bom preço

d

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.