Microsoft quer uma Cortana mais de complemento do que concorrência

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Cortana está longe de ser a assistente virtual mais popular do mundo e a Microsoft sabe-o. Concorrentes como a Alexa e Google Assistant dominam o mercado e a empresa de Redmond sabe que tem de mudar a sua estratégia.

Nesse sentido, Satya Nadella, CEO da Microsoft, revelou-nos quais os planos futuros da empresa para a Cortana. Num evento com a imprensa, Nadella teceu alguns comentários que nos elucidam para o futuro desta assistente virtual.

Tal como avança a publicação Business Insider, o futuro da Cortana passará mais pela complementação do que concorrência. Assim sendo, a Microsoft quer que este seu serviço possa ser utilizado em conjunto com a Google Assistant ou Alexa.

Microsoft quer embutir a Cortana em serviços como a Alexa ou Google Assistant

Para Satya Nadella, qualquer utilizador Office 365 necessita da integração com a Cortana. Por conseguinte, este acredita ser mais vantajoso para a Cortana ser um recurso da Alexa ou Google Assistant do que propriamente um concorrente direto.

Importa notar que existe já integração entre o serviço da Microsoft e o da Amazon. Em contrapartida, as coisas com a Google não estão no mesmo patamar. Mas isso não impede que a empresa de Redmond almeje alterar este cenário. Aliás, esse é um dos seus desejos.

Será esta a nova filosofia da Microsoft?

Depois de um Windows Phone que não teve o sucesso desejado, a Microsoft viu-se obrigada a mudar a sua postura no mercado. Assim sendo, a empresa passou a focar-se mais em proporcionar os seus serviços à Google ou Apple do que concorrer com eles.

Esse parece ser o novo pensamento da empresa norte-americana também para o mercado das assistentes virtuais. Desse modo, eles acreditam ser mais vantajoso facultar à concorrência as virtudes da Cortana do que tentar-lhes fazer frente.

Resta-nos agora saber de que forma este tipo de complementação irá funcionar no dia a dia. De que forma poderão todos estes serviços coexistir, e mais, de que forma se poderão tornar ainda mais vantajosos para o utilizador final.

Editores 4gnews recomendam:

Microsoft – Windows 10 Mobile perderá suporte em dezembro de 2019

Xiaomi Redmi Go: Poderá ter Android Go e ter este design

Pesquisa Google está estragada? É o novo Artigo 11 em ação!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.