
Se és utilizador do Windows, certamente já te deparaste com um erro na opção “atualizar e desligar” quando o sistema operativo instala atualizações. Ao selecionar essa opção, os computadores eram reiniciados ao invés de desligaram no final do processo.
Finalmente esse problema será resolvido, acabando com a frustração dos seus utilizadores. O problema já foi reconhecido pela Microsoft, que garante que a devida correção chegará a todos os utilizadores.
Correção opcional de outubro começa a resolver bug na opção “atualizar e desligar”
A existência deste bug irritante foi admitida nas notas da atualização opcional de outubro. Esta é conhecida como KB5067036, que traz outras novidades como o novo menu de iniciar para o Windows 11.
Esta atualização está disponível para quem já tem atualização 25H2 para o Windows 11. No entanto, a Microsoft confirma que esta correção será disponibilizada de forma geral com a atualização de segurança de novembro.
Causa do problema ainda é desconhecida
Embora a Microsoft tenha finalmente reconhecido a existência deste bug, ela não revelou a sua causa. Todavia, especula-se que o problema esteja relacionado com o componente Servicing Stack que gere as atualizações.
Resumidamente, quando o utilizador seleciona a opção “atualizar e desligar”, o Windows entra em fase de manutenção offline. Contudo, quando o processo de instalação das atualizações é concluído, o Windows reiniciava para o ecrã de início de sessão.
Por razões que se desconhecem, a instrução para desligar o computador era perdida neste processo, o que resultava no reinício do sistema. O resultado era que muitos utilizadores acordavam na manhã seguinte com o seu computador ligado, quando pensavam que ele se tinha desligado.
Com a disponibilização desta atualização, esta opção deve funcionar corretamente e dar mais descanso aos utilizadores. Eu já instalei a atualização em causa e devo dizer que, ao desligar o computador selecionando a opção “atualizar e desligar”, ela ainda não funcionou corretamente.
Talvez ela só comece a funcionar corretamente após a conclusão da sua instalação, o que significa que só numa próxima atualização irá funcionar. Espero que seja esse o caso para não ter de voltar a ficar à espera que o computador reinicie para depois o desligar manualmente.
