ALERTA: Tens uma conta Outlook? Muda já de password!

Carlos Oliveira

Foi no período compreendido entre janeiro e março deste ano que esta falha de segurança se verificou. De acordo com a própria Microsoft, foram várias as contas Outlook que viram parte da sua informação comprometida neste período.

Em causa está o compromisso de credenciais de agentes de suporte do seu serviço de email. Com efeito, hackers foram capazes de tirar proveito desta falha de segurança para aceder às contas de alguns dos utilizadores Outlook.

Outlook

Segundo o reportado pela empresa de Redmond, as informações comprometidas incluem endereços de email, assuntos de mensagens e pastas. Por conseguinte, podem estar descansados pois conteúdos de mensagens e anexos não foram comprometidos por via desta falha de segurança.

Outlook esteve comprometido por mais de três meses

Os exploradores desta vulnerabilidade não foram capazes de roubar quaisquer dados de login dos utilizadores. Ainda assim, a Microsoft aconselha a todos os utilizadores Outlook mudarem as suas passwords, como medida extraordinária de segurança.

A gigante do software refere ainda não ter números precisos das contas afetadas por esta vulnerabilidade. Nesse sentido, não sabemos qual a real extensão do problema, mas alguns utilizadores já foram notificados pela Microsoft sobre o problema.

Nessa notificação a empresa lamenta quaisquer problemas causados por esta falha de segurança. Para além disso, ela reafirma o seu compromisso com a segurança dos dados dos utilizadores. Compromete-se ainda a reforçar os seus mecanismos de segurança para que tal cenário não se repita.

Esta falha de segurança não é caso único para a Microsoft. Em janeiro de 2017 foi descoberta uma vulnerabilidade nos servidores da empresa que permitiu a vários hackers espalhados pela Europa terem acesso a versões ainda não disponibilizadas do Windows.

O que deves fazer se tiveres uma conta Outlook?

Não há muitos remédios porque "o mal já está feito". Porém, aconselhamos a que mudes de password. Muda ainda a password noutros locais se for a mesma que a do Outlook.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.