Microsoft confirma o abandono do sistema operativo Windows 10X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Windows 10X foi tido como a versão leve do sistema operativo mais popular do mundo, mas de acordo com a Microsoft o projeto foi encerrado. A confirmação chegou hoje (19) pela voz da própria tecnológica de Redmond, colocando aqui um ponto final.

Esta versão estava em desenvolvimento no seio da empresa, sendo sobretudo apontada para um novo tipo de dispositivos. Mais concretamente, este podia ter sido o sistema criado especificamente para os novos smartphones dobráveis e não só.

Microsoft encerra a temática Windows 10X

Apesar de já contarmos com a sua estreia nos dispositivos com dois ecrãs como o Surface Neo, com uma interface mais leve e menos elementos gráficos, mais adaptada aos dispositivos móveis e até comparável ao Android e iOS, tal não passará de um desejo.

Importa frisar que o Windows 10X estava efetivamente nos planos da Microsoft no mundo pré-COVID19. Com a pandemia a Microsoft optaria por dar prioridade aos dispositivos com um ecrã, os computadores mais comuns na tradicional aceção da palavra.

Agora, o Windows 10X está morto e enterrado, pelo menos para já. No entanto, a empresa fez saber que aproveitará as melhores caraterísticas do novo sistema operativo, fazendo-as chegar ao atual Windows 10. Nem tudo está perdido.

"Ao invés de colocar no mercado um produto apelidado de Windows 10X em 2021, tal como originalmente previsto, vamos integrar o conhecimento desenvolvido até ao momento, bem como os elementos mais importantes do 10X em determinadas partes do Windows e outros produtos da empresa", afirmou John Cable, responsável do Windows.

Elementos mais importantes do Windows 10X serão incluídos no ecossistema Windows

Algum deste conteúdo já começa a aparecer sob a forma de diversas integrações. Seja, por exemplo, as secções para apps e programas, melhorias para o teclado touch para o Windows 10, ou até mesmo o reconhecimento de voz (ditado).

De acordo com a própria Microsoft, certos vetores do Windows 10X continuarão a ser desenvolvidos com o intuito de os integrar onde fizer sentido. Será um desenvolvimento gradual consoante as exigência e evolução tanto do software, bem como do hardware.

Por outro lado, para quem estava à espera de um Surface Neo, as esperanças são agora muito reduzidas.

O Windows 10X seria um concorrente para o Chrome OS

Em si, o Windows 10X estava a ser preparado para se afirmar como um sistema leve, uma alternativa viável ao Chrome OS. O projeto enquadrava-se nos esforços de modernização do sistema da Microsoft, querendo também simplificar o uso da sua plataforma.

Trazemos à memória o Windows RT, em si uma versão simplificada do sistema. Ou, até mesmo, o Windows 10 S que chegaria em 2017, também com pouca adesão. No entanto, ambos tentaram modernizar e simplificar o sistema operativo da Microsoft.

A empresa continua a melhorar o seu Windows 10. Muda, também, alguns elementos gráficos como os ícones que remontavam à era do Windows 95.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple pode surpreender com Mac Pro equipado com Apple Silicon de 40 núcleos!
  • Xiaomi Mi Store do Colombo escolhida para celebração com prémios para os fãs
  • OPPO segue o melhor exemplo da Google e Realme com o novo Android 12
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.