Microsoft começa a bloquear atualizações no Windows 7 e 8.1

Ariano Ângelo
Ariano Ângelo
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft tem sido bastante agressiva com o Windows 10. Quando este saiu, ela deu-te a possibilidade de atualizares gratuitamente as tuas versões mais antigas do sistema operativo. Muitos se queixaram da agressividade destas atualizações, visto que o sistema atualizava-se sem ordem prévia do utilizador em alguns casos.

Para além da tática antetior, a Microsoft teve que criar outra maneira de forçar os utilizadores para migrarem para o Windows 10. E, de acordo com a fonte deste artigo, aparentemente está a "forçar" os utilizadores de hardware mais recente a mudarem para o sistema operativo mais atual uma vez que a Microsoft não disponibilizará atualizações para esse hardware que esteja instalado em Windows 7 ou 8.1.

Ver ainda: Ryzen 5: Os novos processadores de gama-média da AMD

Só terá este "contratempo" quem comprou um computador com um processador Intel de sétima geração, alguns de sexta geração ou um AMD Ryzen. Para saberes qual a geração do teu processador Intel, basta ir às tuas propriedades do teu computador e ver se o modelo do processador começa com um 6 ou um 7. Atenção que alguns da sexta geração ainda serão suportados!

O que tem acontecido aos utilizadores que compram ou montam um computador com hardware recente já indicado e instalaram o Windows 7 ou 8.1 é que, ao atualizar o sistema receberam uma mensagem a indicar que a sua máquina não era suportada. Isto vem na linha do que a Microsoft já tinha anunciado no ano passado com uma alteração na sua política de suporte.

Se queres ter uma experiência total com o teu novo computador, isto significa que és obrigado a utilizar o Windows 10 ou utilizar um sistema diferente. Caso queiras mesmo utilizar uma das versões mais antigas, podes obter atualizações na mesma. Apenas esse processo terá que ser feito manualmente.

O Windows 7 deixará de ser suportado em 2020 e o 8.1 em 2023. É estranho a Microsoft estar já a deixar de suportar o hardware mais recente, visto que ainda falta uns bons anos para o fim de vida destes sistemas operativos.

Caso te vejas nesta situação recomendo-te começares a usar o Windows 10. Estarás bem mais seguro!

Aproveita ainda e vê o vídeo abaixo em que o nosso ilustre Filipe mostra o seu novíssimo computador e em que pede a tua ajuda!

Outros assuntos relevantes

Produção da Playstation 3 será terminada no Japão!

E se o Night Shift do iPhone não for suficiente? Esta é a solução que procuras!

Exynos 8895 passa pela Geekbench com resultados interessantes