Este semana foi disponibilizada a segunda grande atualização para o Windows 10. Apelidada pela Microsoft como Creators Update, esta atualização veio tornar o sistema operativo da Microsoft um pouco mais atraente para os criadores de conteúdos.
Esta semana marca ainda o fim do suporte a uma das versões do sistema operativo da Microsoft mais criticadas de sempre. Estou a falar do Windows Vista, que deixou assim de contar com novas atualizações de segurança e funcionalidades na passada terça-feira, precisamente o mesmo dia em que a Creators Update foi disponibilizada para o Windows 10.
Vê também: A história incrível de um homem que construiu um iPhone peça a peça
Numa semana de grandes novidades para o software da Microsoft, eis que hoje surge mais uma importante informação. A Microsoft anunciou hoje que irá deixar de suportar a primeira versão do Windows 10 já a partir do próximo dia 9 de maio.
O que significa o fim do suporte à versão original do Windows 10?
Esta decisão terá apenas influência sobre a build 1507 do Windows 10, ou seja, a primeira RTM deste software. O dia 9 de maio é uma terça-feira. Ora, sendo a segunda terça-feira do mês significa que este é o dia eleito pela Microsoft para a disponibilização para uma nova atualização, sendo então essa a última atualização que a versão 1507 do Windows 10 receberá.
Findo então o suporte oficial a esta versão, em termos práticos isto significa que a mesma deixará de receber atualizações de segurança, e melhorias, diretamente da Microsoft.
Mas este é um grande problema? Não. Esta é apenas uma forma de a Microsoft incentivar os que se mostram mais relutantes em instalar as novas atualizações para o Windows 10 a avançarem com o processo.
Assim sendo, bastará que atualizes o teu Windows 10 com o novo Creators Update - caso ainda não tenhas instalado qualquer atualização - para que o teu sistema operativo continue a ser devidamente suportado pela Microsoft. E caso te revejas neste estado eminente de final de suporte, importa realçar que todas as atualizações são gratuitas. Logo, basta fazer o download da mesma e instalá-la no teu PC ou portátil.
O final do suporte da primeira versão do Windows 10 não inviabiliza a sua utilização diária, porém torna-o mais vulnerável a eventuais vulnerabilidades que possam aparecer para o sistema operativo. Mas sendo todas as atualizações para o Windows 10 gratuitas, não existe razão para que fiques preso a uma versão sem suporte por parte da Microsoft.
Outros assuntos relevantes: