Foi no dia 4 de abril de 1975 que a Microsoft foi fundada por Bill Gates e o seu amigo Paul Allen. Inicialmente a empresa chamava-se Micro-Soft e focava-se no desenvolvimento de microprocessadores e software.
Em jeito de celebração desta data, Bill Gates decidiu partilhar o código-fonte do programa que lançou a sua empresa para o sucesso. O programa foi desenvolvido para um computador chamado Altair 8800 e deu início a uma das linguagens de programação mais populares de sempre.
Altair BASIC foi o primeiro programa de Bill Gates
Bill Gates partilhou o código-fonte do seu primeiro programa através do seu blog. Este pode ser descarregado no final da página, num PDF com 157 páginas e com todo o código digitalizado em papel perfurado.

O texto que nos conta a história da origem deste código é bastante interessante e revela-nos como a Microsoft começou. Tudo começou quando Gates e Allen viram um Altair 8800 da empresa MITS na capa de uma entrevista.
Este era um dos poucos computadores pessoais existentes naquela altura e os dois pensaram imediatamente que queriam fazer parte dele. Para isso, contactaram o seu criador a dizer que tinham uma versão da linguagem de programação BASIC desenvolvida para aquele computador.
O único senão é que esse programa ainda não existia, portanto, Bill Gates, Paul Allen e Monte Davidoff passaram dois meses "dia e noite" a desenvolver esse programa. Assim sendo, criaram um intérprete que pudesse ajudar os novatos em programação e dar os primeiros passos.
"Consideramos criar uma ferramenta semelhante chamada compilador que traduz o programa inteiro e depois executa-o de uma só vez. Mas imaginamos que a abordagem linha por linha de um intérprete seria útil para programadores novatos, pois daria feedback instantâneo sobre o seu código, permitindo que corrigissem quaisquer erros que surgissem."
Este programa acabaria por ser licenciado pela MITS, tornando-se assim no primeiro produto disponibilizado pela Micro-Soft. Note-se que a linguagem de programação BASIC ainda existe, embora com várias derivações.
Se estás interessado em ver como se iniciou o percurso de sucesso da Microsoft, este código-fonte é uma verdadeira relíquia. É também um documento muito interessante para todos os programadores interessados em perceber como esta área evoluiu nos últimos 50 anos.