Microsoft cancela suporte para apps Android no Windows 11

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma das novidades que o Windows 11 trouxe no seu lançamento foi o suporte para aplicações para Android. Contudo, a Microsoft anunciou hoje que irá descontinuar esta funcionalidade no seu sistema operativo.

Através da sua página de suporte, a empresa norte-americana anunciou que irá encerrar o suporte para o Subsistema Windows para Android. Este é o sistema que a Microsoft incluiu no Windows 11 que permite a execução de aplicações desenhadas para Android.

Fim do suporte às apps Android acontecerá no dia 5 de março de 2025

Na sua publicação, a Microsoft informa que esta medida será consumada no dia 5 de março de 2025. Contudo, a partir de amanhã (6 de março), os utilizadores deixarão de poder pesquisar pela Amazon Appstore ou novas aplicações Android através da Microsoft Store.

Windows 11 Android

"A Microsoft encerrará o suporte para o Subsistema Windows para Android (WSA). Como resultado, a Amazon Appstore no Windows e todas as aplicações e jogos dependentes do WSA não terão mais suporte a partir de 5 de março de 2025."

Recordo que os utilizadores do Windows 11 podiam usar a loja de aplicações da Amazon para procurar por apps desenvolvidas para o Android. A parceria formada entre a Microsoft e a Amazon permitiu à primeira colmatar a impossibilidade de instalar a Play Store no Windows 11.

Aplicações já instaladas continuarão a funcionar

A Microsoft esclarece que todas as aplicações Android já instaladas no Windows 11 continuarão a funcionar mesmo após o dia 5 de março de 2025. Portanto, se tens alguma aplicação do género no teu computador, poderás continuar a usá-la.

Já a Amazon informa que aplicações já instaladas no Windows 11 continuarão a receber atualizações até à data de encerramento oficial do suporte. Todavia, a partir de amanhã deixará de ser possível submeter novas aplicações.

Muitos olham para a decisão que a Microsoft anunciou como uma surpresa. Afinal de contas, nos últimos anos a empresa deu suporte constante a este subsistema.

Com efeito, a decisão de encerrar esta funcionalidade do Windows 11 poderá ser resultado de uma adesão aquém das expectativas. Mas como seria de esperar, a Microsoft não divulgou aquilo que a motivou a tomar esta decisão.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.