
O Microsoft Azure, serviço de computação em nuvem da empresa, está a sofrer uma interrupção significativa, apenas uma semana depois de problemas semelhantes na AWS ter provocado um caos na internet. A falha impacta diversos serviços da Microsoft, incluindo Microsoft 365 e Xbox, além de prejudicar operações de empresas que dependem da plataforma.
Segundo o The Verge, a Microsoft explicou que a falha foi causada por uma alteração de configuração inadvertida, mas ainda não há previsão para a resolução total do problema.
O Downdetector, site que monitora instabilidades em sites, aplicações e serviços online, mostra reclamações de utilizadores relacionadas com Minecraft, Xbox Network, Microsoft 365, Microsoft Teams e Outlook.
A interrupção afeta também a companhia aérea TAP Portugal, que utiliza a infraestrutura do Azure e informou estar a enfrentar problemas nos seus serviços devido a “perturbações em sistemas informáticos externos à TAP”.
De acordo com a página de estado do Azure, a falha começou por volta das 12h, horário do leste dos EUA (17h em Lisboa). No momento da publicação, a página indica que a empresa está “aplicando medidas de mitigação”:
“Implementámos a nossa última configuração funcional conhecida e os clientes podem começar a observar os primeiros sinais de recuperação. Atualmente, estamos a recuperar nós e a redirecionar o tráfego por nós íntegros. À medida que avançamos nesta etapa, os clientes continuarão a observar melhorias.”
- Microsoft Azure.
Em atualização...