Microsoft ataca Apple e acusa-a de bloquear a chegada do Project xCloud aos iPhones

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Os últimos meses de 2020 prometem ser extremamente interessantes para o mundo dos vídeo-jogos, estando já confirmada a chegada do grande rival do Google Stadia, o Microsoft Project xCloud. No início da semana, a empresa revelou que o seu lançamento oficial irá acontecer no dia 15 de setembro, dia em que irá ficar disponível para todos os dispositivos com Android.

No entanto, na altura não foi revelada nenhuma informação no que respeita ao suporte para produtos da Apple. Agora, através de um comunicado oficial, a Microsoft explicou os motivos da ausência, confirmando que os produtos da Apple não irão suportar o seu serviço de cloud gaming.

No comunicado, realçam que a Apple foi a única a negar aos seus utilizadores acesso a serviços cloud gaming como o Xbox Game Pass, não havendo nenhuma estimativa para uma possível chegada do Project xCloud aos dispositivos com iOS através da App Store.

Apple dá desculpa esfarrapada e diz que serviço da Microsoft não cumpre as regras da App Store

A Apple vai certamente acabar por ser muito criticada por toda a comunidade gaming, especialmente pelos seus fãs ao negar-lhes o acesso ao novo serviço de cloud gaming.

Em resposta às declarações da Microsoft, a Apple lançou também um comunicado onde explica porque não permite a chegada do xCloud ao seu ecossistema. Basicamente, afirmam que o serviço não segue as guidelines da AppStore, como por exemplo o envio individual de cada jogo para análise, assim como a possibilidade de ser pesquisado e aparecer em tabelas classificativas.

Esta não passa de uma desculpa esfarrapada, visto que existem várias outras aplicações que oferecem múltiplos produtos dentro de uma só App, não sendo eles avaliados individualmente pela equipa da Apple.

Microsoft Project xCloud tem tudo para ser a mais popular plataforma de Cloud Gaming

A Microsoft surpreendeu tudo e todos, ao revelar que o xCloud irá basicamente ser oferecido a todos os seus fãs. Ao contrário do Google Stadia, que se apresenta como um serviço de subscrição independente, o xCloud será integrado no existente plano de subscrição Xbox Games Pass Ultimate.

Esta subscrição dá acesso a mais de 100 jogos de alta qualidade por apenas 12,99€ por mês. É importante realçar que o pacote "Ultimate" dá acesso não só a jogos na Xbox One, mas também para PC. Agora, com a integração do xCloud, vai dar aos jogadores a possibilidade de desfrutar dos seus jogos favoritos em qualquer lugar, seja na consola, PC, smartphone, Smart TV ou tablet.

Editores 4gnews recomendam:

  • FIFA 21 não vai ter a popular celebração do Ronaldo! EA quer acabar com toxicidade no jogo
  • Ninja volta a fazer stream de Fortnite no Twitch num desejado "regresso a casa"!
  • Microsoft xCloud, grande rival do Google Stadia, já tem data de lançamento em Portugal
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.