Microsoft apela à criação de nova convenção climática na Web Summit 2022

Rui Bacelar
Comentar

O Presidente da Microsoft, Brad Smith, regressou, esta manhã, ao palco principal da maior cimeira mundial de tecnologia, Web Summit 2022 em Lisboa.

O executivo marcou presença para falar sobre as alterações climáticas. Discorreu ainda sobre o papel da tecnologia, bem como as ferramentas necessárias para ultrapassar a atual crise global de dependência do carbono.

Ajuda à Ucrânia e alterações climáticas na agenda da Microsoft

Microsoft

Brad Smith começou por anunciar, após encontro com o Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, o apoio tecnológico da Microsoft à Ucrânia. Esta ajuda chegará na forma de um investimento de 100 milhões de dólares que soma, desde fevereiro, um total de mais de 400 milhões de dólares.

"Mas enquanto ajudamos a Ucrânia e combatemos a pandemia, não podemos desfocarmo-nos das alterações climáticas. Essa crise vai ultrapassar todas as outras”, adiantou.

Microsoft

A par da Microsoft – que pretende ser negativa em emissões de carbono, positiva em consumo de água e zero desperdícios até 2030 – Brad Smith destacou que mais de 3.900 organizações já estabeleceram compromissos climáticos.

Aliás, número que tem vindo a crescer.

No entanto, o último Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente deixa claro que os atuais planos climáticos dos países ficam aquém do que será necessário para cumprir os objetivos mundiais.

Microsoft destacou o relatório “Closing the Sustainability Skills Gap”

Foram 4 dias incríveis de #WebSummit! Este ano contámos com keynotes inspiradoras, sessões hands-on com líderes de indústria, empresas e startups inovadoras e muito networking. Neste último dia, venha visitar a #MicrosoftStartupIsland no Pavilhão 5! pic.twitter.com/UJ2v34rCb9

— Microsoft Portugal (@PTMicrosoft) 4 de novembro de 2022

Segundo o Presidente da Microsoft, as três próximas décadas serão marcadas por uma revolução na sustentabilidade. Ademais, aproveitando o lançamento do relatório da Microsoft “Closing the Sustainability Skills Gap”, frisou a escassez de competências que o mercado irá enfrentar nesta área.

Aliás, dados do LinkedIn Green Jobs indicam os empregos "verdes" cresceram a uma taxa anual de 8% entre 2015 e 2021, enquanto a "pool" de talentos cresceu 6%.

Como resposta, Brad Smith reforçou a importância dos dados e da inteligência artificial. Aqui, a criação de novos mercados, sobretudo de carbono; a aposta em inovação para criação de nova legislação.

Nomeadamente em políticas de carbono, eletricidade e desperdício, bem como no investimento em talentos necessários na área da sustentabilidade.

Nos últimos dois anos, a Microsoft removeu mais de dois milhões e meio de toneladas de carbono, um número superior a qualquer outra empresa.

O Presidente da tecnológica frisou que “o mundo tem de ser neutro em carbono até 2050” e, como tal, será necessário “investir em novas tecnologias para remover as emissões de carbono”. Assim, apelando aos governos do mundo para que, juntos, criem "uma nova convenção do clima".

Microsoft foi distinguida no ranking "Best Global Brands 2022" da Interbrand

Além da participação de Brad Smith, a Microsoft marca presença na Web Summit 2022 com o apoio a 20 startups do seu programa Microsoft for Startups Founders Hub.

A @taikainetwork criou uma plataforma de aceleração digital para a criação de hackathons onde as empresas podem encontrar recursos para os gerir. Os developers podem criar uma estrutura e utilizar as ferramentas que necessitam na plataforma. #WebSummit #MicrosoftStartupIsland pic.twitter.com/iyw3LwGV9T

— Microsoft Portugal (@PTMicrosoft) 4 de novembro de 2022

Para além disso, através da “Microsoft Startup Island”, no pavilhão 5, dará palco às soluções das startups e acesso a mentoring hours, investors office hours e networking com empresas de capital de risco e interlocutores do ecossistema empreendedor.

No segundo dia da Web Summit, a Microsoft foi distinguida no ranking "Best Global Brands 2022" da Interbrand. Portanto, subindo para o segundo lugar da tabela, com o maior crescimento percentual ano após ano, aumentando o valor da marca em 32%.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt