Microsoft anuncia o Windows 11 SE que não será para todos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como se previa, a Microsoft apresentou hoje uma nova versão do seu sistema operativo. Chama-se Windows 11 SE e chega ao mercado com um propósito muito específico.

Windows 11 SE foi desenhado para as escolas

O grande objetivo do Windows 11 SE é equipar produtos desenvolvidos a pensar nas escolas. Um dos seus principais concorrentes será o Chrome OS com pouca expressão em Portugal, mas com um enorme sucesso nos EUA.

Com efeito, o Windows 11 SE foi desenhado com o feedback de professores e responsáveis da área tecnológica das escolas. Trata-se de um sistema operativo leve, otimizado para o ambiente escolar e será encontrado em computadores destinados ao ensino.

Sendo esse o seu público alvo, a Microsoft disponibilizará o Windows 11 SE já com o Office instalado de fábrica. Nele estarão contemplados o Word, PowerPoint, Excel, OneNote e OneDrive, que poderão ser utilizados também offline como parte da licença Microsoft 365.

Eis as limitações impostas pelo Windows 11 SE

Sendo um sistema operativo desenhado para uso em contexto de sala de aula, a Microsoft quis reduzir ao máximo potenciais distrações. Nesse sentido, o Windows 11 SE será distribuído com a Microsoft Store desativada e sem acesso à página "Este PC".

Também o multitasking está limitado neste sistema operativo, permitindo aos utilizadores usar apenas dois programas em simultâneo. Todos os programas serão iniciados em janela completa, havendo a possibilidade de a dividir a meio para a execução de outro.

O Windows 11 SE chegará ao mercado orientado para a cloud com todos os documentos criados a serem gravados automaticamente na nuvem. Os administradores de redes poderão gerir mais facilmente as várias configurações dos computadores das escolas sem terem de sair do seu escritório.

Tal como já referido, o foco do Windows 11 SE será a educação, por isso, será o software principal dos futuros computadores vendidos com vista ao ensino. O mote foi dado pela Microsoft com o lançamento do Surface Laptop SE, mas mais marcas seguirão o seu exemplo.

Por fim, importa reforçar que este sistema operativo será exclusivo dos canais escolares e não estará disponível para o utilizador comum. Este continuará a desfrutar do Windows 11 convencional.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung revela data para apresentação do novo Exynos com GPU da AMD
  • Xiaomi prepara-se para lançar o concorrente ao Samsung Galaxy Z Flip 3
  • OnePlus 10 Pro contará com design que vai dar que falar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.