No momento em que o Windows Phone 7 foi apresentado, bem como o Windows 8 posteriormente, percebeu-se que a Microsoft queria alterar, quase por completo, o rumo que as suas plataformas levavam até aí.

Porém, e embora hoje em dia essas alterações, principalmente no Windows 10 (para PC) tenham resultado num excelente sistema operativo, mas mesmas tinhas algumas lacunas. A mais notória era que, principalmente para as plataformas – para smartphones e computadores – mencionadas no início, elas eram bem diferentes. Ou, pelo menos, eram muito mais distintas do que similares, sendo que, devia ser esse o seu objetivo, isto é, serem uma só.

   

Porém, a história muda de figura com o Windows 10 que, finalmente, veio trazer mais coesão, uma vez que esse assenta na existência de um único software, isto claro, teoricamente. Pois, esse é o único senão. Teoricamente, pois. Ao fim de tanto tempo, ainda temos alguns problemas na adaptação do agora Windows 10 a alguns terminais em específico, como por exemplo a pequenos tablets.

Contudo, essa problemática poderá ter os dias contados. De acordo com novos rumores, e por força daquilo que é também a inovação que permite ao Windows 10 correr em simples dispositivos com processadores Snapdragon, novidades bem surpreendentes poderão estar ao virar da esquina.

Parece que a Microsoft tentará tornar o Windows 10 compatível com todo os tamanhos de ecrãs onde o mesmo possa ser requerido. Sem dúvida que é isso que mais se quer atualmente. Um único sistema – como nos havia sido prometido – para um universo de dispositivos, como o nosso smartphone, tablet ou computador, independentemente do seu tamanho.

E, quem sabe, se tudo isto não será já um tema abordado em maio quando a Microsoft nos apresentar o seu Projeto Neon e quais os seus planos para a atualização Redstone 3 que tanto poderá trazer a toda a sua plataforma. Esperemos para ver.

Talvez queiras ver:

Minecraft Pocket Edition perde suporte para smartphones Windows

Cortana chegará brevemente ao ecrã de bloqueio do teu Android

Nokia marca apresentação para a MWC17, novos smartphones a caminho?

ViaWinPhoneMetro
Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.